Foto Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil |
Pesquisa
realizada pela plataforma online Kantar, no primeiro trimestre deste
ano com 3.800 pessoas, revela que o consumo de proteínas tem caído na
mesa dos brasileiros, à exceção da carne de porco. Em consequência da
inflação, o consumo de proteínas caiu 9% no período, contra -6% do
segmento de alimentos e bebidas.
“As
proteínas, de forma geral, vêm caindo, algumas com mais intensidade,
caso da carne bovina. Mas a gente vê, desde o início do cenário
inflacionário mais alto, que o consumo de proteínas é menor desde o ano
passado”, disse nesta última segunda-feira (12), à Agência Brasil a
diretora do Painel de Uso da Kantar, Divisão Worldpanel, Aurelia
Vicente.
A
carne bovina, que tinha participação de 43,1% no primeiro trimestre de
2021, agora está com 39%. A trajetória de queda já era sinalizada em
igual período de 2022, quando o consumo caiu para 40,5%. Já a carne
suína fez o caminho inverso, subindo de 4,6%, entre janeiro e março de
2021, para 7,6%, no mesmo período de 2022 e, neste ano, para 9,1%.
Aurelia
Vicente destacou que mesmo as proteínas mais baratas, como salsichas e
linguiças, que se destacaram em 2022, perderam importância na mesa dos
brasileiros na comparação com o primeiro trimestre do ano passado. O
consumo de linguiças caiu de 15,4% para 14,9% e o de salsichas, de 4,8%
para 3,8%. No curto prazo, o consumo de carne de aves também apresenta
recuperação e, após alta de preços em 2022, a participação passa de
25,9% para 28,6% no primeiro trimestre de 2023.
Peixes
e frutos do mar demonstraram estabilidade nos três primeiros meses
deste ano, comparativamente ao mesmo período de 2022, com 4,3% de share,
embora apresentando retração em relação a 2021 (6%).