terça-feira, 6 de junho de 2023

Governo Federal lança programa para renegociar dívidas de até R$ 5 mil


Foto Agência Brasil 
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou um programa de renegociação de dívidas, nesta segunda-feira (5), voltado a brasileiros com renda de até 2 salários mínimos, com dívidas de até R$ 5 mil.

O programa 'Desenrola Brasil' foi divulgado à imprensa em pronunciamento de Haddad e do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.

Segundo Haddad, uma medida provisória foi editada nesta segunda-feira (5), para iniciar os trâmites para criação do sistema do 'Desenrola Brasil'.

A abertura do sistema para os credores deve ocorrer em julho, com o convite às empresas e início dos trâmites para negociação. O alívio às dívidas depende da adesão das empresas.

"Todos os bancos privados e públicos foram consultados para essa modelagem antes da edição dessa medida. A nossa previsão é de que o setor bancário privado também faça parte do programa", afirmou Haddad.

Os beneficiários poderão renegociar dívidas inscritas até 31 de dezembro de 2022. A parcela da população que se encaixa nos critérios é de cerca de 30 milhões de pessoas, segundo o Ministério da Fazenda.

Com informações do Diário do Nordeste.