Sorvete
Muita gordura hidrogenada, açúcar, conservantes, emulsificantes e corantes. Se você realmente quer tomar um sorvete, pelo menos procure pelas versões sem açúcar.
O único componente saudável do sorvete é o leite.
Uma bola de 60 gramas de sorvete de baunilha, por exemplo, tem em torno de 103 calorias — número que pode variar de acordo com o sabor.
Existem sorvetes com teor reduzido de açúcar podendo ser consumido tanto por diabéticos como os indivíduos que prezam por uma alimentação mais saudável, mas mesmo nestes casos, o ideal é ter cautela.
Sorvete ou açaí? Se o açaí for feito sem xarope de guaraná e com uma quantidade menor de açúcar pode ser uma opção melhor. A principal diferença é que o açaí não possui gordura hidrogenada. O açaí traz muitos benefícios, pois é rico em minerais, é farto de vitaminas do complexo B, ferro, cálcio, carboidratos, proteínas e lipídios. O açaí também é rico em antioxidantes (flavonoides), que contribuem para o rejuvenescimento celular e melhoram a circulação sanguínea.
Refrigerante
Se você beber um copo de refrigerante por dia, estará ingerindo de 6 a 7 colheres de chá de açúcar!
Essa bebida é extremamente ácida, sendo necessários 30 copos de água para neutralizar essa acidez, que pode ser muito perigosa para os rins. A maioria dos refrigerantes contém uma elevada quantidade de ácido fosfórico que impede o corpo de absorver o cálcio necessário para fortalecer os ossos. Dessa forma, pessoas que bebem refrigerantes regularmente podem desenvolver problemas como cáries ou osteoporose.
Os refrigerantes podem levar a um aumento gradual da pressão arterial, especialmente devido as suas elevadas quantidades de sódio e de cafeína.
Além disso, quando os níveis de açúcar no sangue sobem muito rápido, como após beber uma lata de refrigerante, é normal sentir mais fome, o que leva a um aumento de peso exagerado.
Além das substâncias químicas potencialmente cancerígenas do
refrigerante, como o aspartame, estas bebidas contêm um pH muito ácido,
semelhante ao do vinagre, que é disfarçado pela elevada quantidade de
açúcar.
O único órgão do corpo humano capaz de aguentar esse tipo de acidez é o
estômago e, por isso, todos os outros órgãos, como a boca, o esôfago ou o
intestino, que entram em contato com este tipo de acidez podem, ao
longo do tempo, desenvolver tumores devido às alterações provocadas nas
suas células.
Tente pelo menos tomar apenas no final de semana.
Biscoito recheado
Além do excesso de açúcar, os biscoitos recheados ainda contêm muita gordura saturada, o que favorece o aumento do LDL (o “colesterol ruim”) e a diminuição do HDL, considerado bom. O desequilíbrio nas taxas de colesterol é fator de risco para o surgimento de doenças cardiovasculares graves.
Opte pelos cookie integral com aveia, mel ou cacau. Ou então pelos biscoitos sem recheio.
Embutidos
Linguiça, salsicha, mortadela e salame são alguns dos exemplos mais famosos de embutidos que têm quantidades altíssimas de sódio, conservantes e gorduras. Uma série de estudos relacionam a ingestão diária desses alimentos com o surgimento de doenças cardíacas, diabetes e diversos tipos de câncer.
Um ingrediente encontrado tanto no cachorro-quente quanto no bacon é o nitrito de sódio, uma substância cancerígena relacionada a doenças como leucemia em crianças e tumores cerebrais em bebês. Um estudo da Universidade do Havaí mostrou que o consumo de salsicha e outras carnes processadas pode aumentar em 67% o risco de desenvolvimento de câncer de pâncreas.Isso sem contar no aumento do colesterol ruim (LDL) que pode fazer com que você venha a sofrer com doenças cardiovasculares.
Em vez deles, vá de peito de peru, presunto magro ou frango desfiado e bifes sem gordura.
Batata frita
Mesmo que você não tempere a batata frita com sal, saiba que ela pode estar cheia de sódio caso opte pela versão industrializada. O ingrediente, em excesso, está relacionado ao acúmulo de líquidos no organismo, problemas respiratórios e ao aumento da pressão arterial que, consequentemente, elevam os riscos de infarto, insuficiência cardíaca e renal, além de AVC.
Elas não apenas possuem gordura trans e sódio bem como uma das substâncias mais cancerígenas encontradas em alimentos, a acrilamida.
O estudo constatou que, controlando outros fatores de risco, os participantes que comiam batatas fritas de duas a três vezes por semana tinham um risco maior de mortalidade em comparação com aqueles que comiam batatas não-fritas.
Pão branco
O pão branco causa diversos problemas, como por exemplo, problemas digestivos. Além disso, em termos de índice glicêmico, comer pão branco é pior até do que comer açúcar puro! Opte sempre pelo integral. Além de refinada, a farinha branca favorece os picos de açúcar no sangue.
O pão branco é pobre em nutrientes e não contém fibras em sua composição. Ou seja, seu consumo não promove saciedade. O fermento biológico também é engordativo e provoca inchaço.
Por isso, é recomendado que se opte sempre pelo pão integral, rico em fibras e, se possível, em grãos, que trarão saciedade e equilibram a compulsão, sem ganho de peso ou prejuízos ao corpo.
Margarina
É carregada de gordura trans. Além disso, por conta de seus ingredientes – solventes de petróleo, ácidos e níquel – ela causa danos em órgãos como o pulmão, fígado e os reprodutivos, além de levar a diminuição do aprendizado e crescimento, problemas de peso, aumento de risco de doenças cardiovasculares e câncer.
Esse produto é altamente processado, carregado de ingredientes artificiais e feito com óleos vegetais industriais que foram hidrogenados para o produto se tornar sólido, o que caracteriza a gordura trans.
A publicidade, principalmente, faz com que essa opção pareça favorável por ser mais barata e também não ser de origem animal.
Caso não se incomode por produtos de origem animal, opte pelo consumo moderado de manteiga. Patês de legumes ou até mesmo de abacates também são opções interessantes. Prefira maioneses caseiras, já que as comercializadas também não são muito saudáveis.
Nuggets
Outro item adorado pelas crianças, os nuggets estão repletos de aromatizantes, corantes e gorduras prejudiciais.
Alguns nuggets simplesmente não contém frango, mas claro, isso varia de acordo com cada marca/fabricante. Amostras mostram que alguns nuggets de frango disponíveis comercialmente (nos Estados Unidos) são na verdade nuggets de gordura.
Donuts
Entre 35% e 40% da composição dos donuts é de gorduras trans.
Bacon
Um estudo da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, descobriu ainda que comer 14 porções de bacon por mês pode danificar a função pulmonar e aumentar o risco de doenças ligadas ao órgão.
Pizza congelada
Essa versão tem farinha branca na massa e uma quantidade altíssima de conservantes.
Portanto, o melhor mesmo é comer a boa e tradicional pizza caseira, que você mesmo prepara junto com a sua família.
Refrigerante diet
Talvez esse seja o pior de todos! Além de concentrar todos os itens prejudiciais à saúde que a versão tradicional possui, o diet ainda contém adoçantes artificiais. Alguns desses adoçantes estão relacionados a uma lista extensa de doenças, como ansiedade, compulsão alimentar, depressão, tonturas, fadiga, dores de cabeça, entre diversos outros.
Fonte BLOG DO CICLO ORGÂNICO