quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

'Pela legislação, eu sou italiano', diz Bolsonaro

Jair Bolsonaro durante evento em Orlando, nos EUA
Jair Bolsonaro durante evento em Orlando, nos EUA
Foto: EPA / Ansa - Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou que, pela legislação italiana, ele teria direito a obter a dupla cidadania, mas não confirmou se pretende fazer o pedido."Pela legislação, eu sou italiano, eu tenho avós nascidos na Itália, e a legislação de vocês diz que sou italiano", declarou o ex-mandatário a uma jornalista do Corriere della Sera em Orlando, nos EUA.

Ao ser questionado se pretende pedir a cidadania, Bolsonaro desconversou e disse apenas: "Pouquíssima burocracia e cidadania plena".

O senador Flávio Bolsonaro e o deputado federal Eduardo Bolsonaro, filhos do ex-presidente, protocolaram seus pedidos de cidadania por direito de sangue na embaixada italiana em Brasília em 2020.

No entanto, o ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, disse recentemente que o ex-mandatário ainda não solicitou o reconhecimento da dupla cidadania.

Um bisavô paterno de Bolsonaro era de Anguillara Veneta, município do norte da Itália que concedeu cidadania honorária para o ex-presidente em 2021. Já seus avós maternos eram de Lucca, na Toscana.

O ex-mandatário está nos Estados Unidos desde 30 de dezembro e entrou com pedido de visto de turista válido por seis meses.