Foto: Felipe David
O Prêmio Laureus divulgou nesta segunda-feira (20/2) sua lista de indicados para a edição de 2023. E com direito a Lionel Messi entre os finalistas ao título de esportista do ano. Campeão mundial com a Argentina, o craque concorre com outros astros do esporte, como Rafael Nadal, Stephem Curry e Max Verstappen. A seleção dos nomes ocorreu em votação da imprensa esportiva mundial.
Seis indicados foram escolhidos em cada uma das sete categorias do prêmio. Os vencedores, portanto, serão conhecidos depois de votação da Laureus World Sports Academy, júri formado por 71 dos maiores astros do esporte de todos os tempos.
Messi, capitão de seus país no Mundial do Qatar e Bola de Ouro de melhor jogador, encabeça a lista que conta, ainda, com outro craque do futebol, o francês Kylian Mbappé, vencedor da Chuteira de Ouro na Copa do Mundo e que liderou a Ligue 1 em gols e assistências .
No prêmio Laureus de melhor atleta mulher do ano, Alexia Putellas, que conduziu o Barcelona a uma campanha irretocável na liga espanhola e tem duas ‘Bola de Ouro’, disputa com Shelly-Ann Fraser-Pryce (atletismo), Katie Ledecky (natação), Sydney McLaughlin-Levrone (atletismo), Mikaela Shiffrin (esqui alpino) e Iga Świątek (tênis).
Na categoria de time do ano, concorrem a seleção da Argentina de Futebol Masculino, campeã do mundo em uma final épica diante da França, a seleção da Inglaterra de Futebol Feminino, vencedora do Campeonato Europeu em casa, e o Real Madrid (Espanha), que conseguiu a dobradinha da La Liga e Champions.
Na disputa de revelação do ano, a seleção marroquina de Futebol Masculino está no páreo. Afinal, foi a primeira nação africana a alcançar às semifinais da Copa do Mundo . Já no retorno do ano, Christian Eriksen (Dinamarca) é representante do Futebol. Vale lembrar que ele retornou à Premier League depois de sofrer uma parada cardíaca durante a Euro de 2020.
IG