quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Cearense nota mil na redação do Enem descreve preparação para o resultado: ‘cuidei da saúde mental’


“Isso aqui é um 100? Eu tirei 100 na redação?!” Esse foi o primeiro pensamento de Ana Alice Teixeira, 17, ao abrir o painel de resultados do Enem, na noite de ontem (8), e ver que atingiu a nota máxima na redação: o tão sonhado 1000.

A ansiedade com que aguardava o boletim, antecipado pelo Ministério da Educação (MEC), saiu inteira pela garganta. “Às 23h30, abri o site do Inep sem pretensão, e tava lá. Quando vi a nota, não tava acreditando. Foi um choque grande”, lembra a jovem, estudante do Master, escola privada de Fortaleza.

Moro com meus pais e meu irmão, já tava todo mundo dormindo. De súbito, dei um pulo, saí batendo as portas e comecei a gritar ‘mãe, tirei mil!’. Disse Ana Alice de 17 anos, nota mil no Enem.

Futura jornalista, Ana descreve uma rotina comum à maioria dos jovens na reta final dos estudos: “o 3º ano era integral, com aula de manhã e à tarde, e quando não tinha, eu ficava nas salas de estudo. Acho que o diferencial foi o laboratório de redação”, aposta.

Toda semana, desde o 1º ano do ensino médio, a adolescente escrevia pelo menos uma redação. O conhecimento de mundo, porém, vem de muito antes. “Tive uma construção cultural muito forte. Em casa, a gente sempre cultivou muito a criticidade, com muita leitura, música e notícias.”

Já tinha tentado outras duas vezes. Na primeira, tirei 840. Na segunda, 960. Tendo esse trabalho de formiguinha, eu consegui construir uma redação nota 1000.

Com informações do Diário do Nordeste.