Foto: Helena Santos/ Governo do Ceará
Divulgado nesta quarta-feira (8) pelo Ministério da Educação (MEC), o Censo Escolar da Educação Básica 2022 coloca o Ceará com a maior proporção de alunos em tempo integral matriculados na rede pública de ensino fundamental em todo o Brasil. Com 41%, o percentual é maior do que a média apresentada pelo país, que é de 14,4%.
No Ensino Médio, o Ceará ocupa a terceira posição do país em relação à parcela de estudantes da rede pública matriculados no modelo de jornada ampliada, com 42,1%. O Estado está atrás apenas de Pernambuco (62,5%) e Paraíba (57,8%). A proporção de alunos cearenses nessa modalidade é maior que a média do Brasil (20,4%).
O modelo de ensino de tempo integral é ofertado em mais de 70% das escolas da rede estadual de Ensino Médio. A meta, segundo o Governo do Ceará, é garantir, até 2026, a universalização da jornada escolar de até nove horas diárias na rede pública.
De acordo com a Secretaria da Educação, 472 unidades de ensino oferecem atividades nos dois turnos no Ceará, sendo 341 Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral e 131 Escolas Estaduais de Educação Profissional, as quais contemplam mais de 140 mil estudantes em 165 municípios.