No próximo dia 2 de outubro, ou seja, daqui menos de um mês, os eleitores irão às urnas para escolher deputado federal, deputado estadual ou distrital, dois senadores, governador e presidente da República. No total, são 12 candidatos a presidente.
E mesmo com a proximidade, 29% dos eleitores ainda não sabem o número dos seus candidatos à presidência, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (10).
Os dados apontam que entre os eleitores do ex-presidente Lula (PT), 81% sabem dizer corretamente o código de urna. Outros 17% dizem que não sabem e 1% falam o número errado.
Já os que pretendem votar em Jair Bolsonaro (PL) 67% acertam o número, 30% não sabem e 4% erram.
Conheça os números dos principais candidatos à presidente da República (por ordem de intenções de voto):
Lula (PT) - Tradicionalmente, e novamente desta vez, o ex-presidente se apresenta com o número 13 nas urnas eletrônicas. Esta será a sexta vez que o ex-metalúrgico de 76 anos se candidata ao cargo máximo de nossa democracia. Antes, ele foi presidente em 2002, sendo reeleito em 2006.
Jair Bolsonaro (PL) - O atual presidente tentará a reeleição em outubro tendo o 22 como número. O PL é o décimo partido da vida política de Bolsonaro, que tem 67 anos. Ele se elegeu em 2018 pelo PSL.
Veja as últimas pesquisas eleitorais para presidente:
Ciro Gomes (PDT) - Pela quarta vez tentando ser eleito presidente, o candidato tem 64 anos e representa o número 12. Ciro é advogado e já foi governador do Ceará e ministro nos governos Itamar Franco e Lula.
Simone Tebet (MDB) - A ex-senadora pelo Mato Grosso do Sul se apresenta com o número 15. Tebet, tem 52 anos e já foi deputada estadual e prefeita de Três Lagoas (MS) e vice-governadora do estado.
Soraya Thronicke (União Brasil) - Também senadora por Mato Grosso do Sul, a candidata tem 49 anos e será o número 44 nas urnas eletrônicas. Ela tem formação em direito e é proprietária de uma rede de motéis.
Luiz Felipe d’Ávila (Novo) - Estreante em eleições, o candidato representa o número 30. Ele tem 58 anos, é mestre em administração pública e é dono do maior patrimônio entre os candidatos, com R$ 24 milhões declarados.
Datafolha
Segundo o levantamento do Datafolha, Lula e Bolsonaro lideram as intenções de votos no primeiro turno. O petista aparece com 45% e o atual mandatário com 34%.
A pesquisa ouviu 2.676 pessoas, entre 8 e 9 de setembro, em 191 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O código da pesquisa na Justiça Eleitoral é BR-07422/2022.