segunda-feira, 1 de agosto de 2022

No Brasil, Primeiras doses da vacina contra a varíola dos macacos serão destinadas a casos graves, diz ministro


Foto Shutterstock
O ministro da Saúde Marcelo Queiroga anunciou, na manhã desta segunda-feira (1º), que a vacina contra a varíola dos macacos chegará ao Brasil. Segundo ele, a imunização ocorrerá primeiramente em casos mais graves. 

"O Ministério da Saúde receberá, por intermédio da OPAS, o antiviral tecovirimat para reforçar o enfrentamento ao surto de Monkeypox no Brasil. Serão contemplados casos mais graves em um primeiro momento", escreveu o titular da pasta.

Anteriormente, o secretário-executivo do Ministério da Saúde (MS), Daniel Pereira, e o secretário de Vigilância em Saúde da pasta, Arnaldo Medeiros, já haviam informado que as primeiras doses da vacina contra a varíola dos macacos, a monkeypox, devem chegar em setembro ao Brasil. Cerca de 20 mil doses desembarcarão no país em setembro; e 30 mil, em outubro.

Inicialmente, apenas profissionais de saúde que manipulam as amostras recolhidas de pacientes e pessoas que tiveram contato direto com doentes serão vacinados. O esquema de vacinação será feito em duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas.

Com informações do Diário do Nordeste.