A ex-primeira-dama de Fortaleza, Natália Herculano, se filiou ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) no Ceará nesta segunda-feira (21) visando disputar uma vaga de deputada estadual nas eleições de outubro próximo. Como ex-esposa do então prefeito José Sarto (PDT), havia expectativa que Natália pudesse entrar no PDT.
Embora tenha exercido atuação pública como primeira-dama, esta será a primeira disputada eletiva de Natália.
Como já adiantado pelo OPINIÃO CE, os tucanos representam um dos partidos mais impactados com abertura da janela partidária, no último dia 3. Entre as baixas está Fernanda Pessoa, que deve se filiar ao União Brasil nesta terça-feira (22). Ela, ao lado do deputado Nelinho (MDB), eram os únicos representantes psdebistas na Assembleia Legislativa. Buscando se manter viável no Estado, as lideranças tucanas estão em processo de renovação de seus quadros, investindo em nomes femininos com o PSDB Mulher e encabeçando novas pautas.
A própria Natália, por exemplo, defendeu pautas relacionadas a pessoas com deficiência (PCDs) e grupos LGBTQIA+ quando esteve como primeira-dama de Fortaleza.