Todas as macrorregiões do Ceará devem ter registro de chuvas nesta quarta-feira, 14. É o que diz a previsão do tempo da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) realizada nessa segunda-feira, 12. A tendência é que as precipitações sejam observadas em mais de 50% da área de cada região do Estado.
Nesta terça-feira, dos 137 municípios com registro de chuvas no Ceará, destacaram-se Orós, a 335,6 km de Fortaleza, com 90 milímetros (mm) e Iracema, distante a 286,7 km da Capital, com 84 mm. Os maiores acumulados foram nas macrorregiões de Jaguaribana e do Sertão Central e Inhamuns.
De acordo com a Funceme, os acumulados registrados desde o início desta semana se dão pela expectativa da formação de áreas de instabilidade oriundas do norte e leste do Nordeste. Além disso, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) encontra-se posicionada em torno de 1°N e 1°S e, neste posicionamento, não influencia tanto as condições do tempo do Ceará. Para a próxima quinta-feira, a previsão é de nebulosidade variável com eventos de chuva também em todas as regiões.
Confira as 10 maiores chuvas das últimas 24 horas:
Orós (Posto: OROS) : 90mm
Iracema (Posto: BASTIOES) : 84mm
Iracema (Posto: AC.SANTO ANTONIO BASTIOES) : 77mm
Iguatu (Posto: IGUATU) : 76mm
Pereiro (Posto: PEREIRO) : 73mm
Ererê (Posto: ACUDE SANTA MARIA) : 49mm
Acopiara (Posto: CAIXA) : 49mm
Catarina (Posto: FECHADO) : 48mm
Icó (Posto: ICO) : 47mm
Fortaleza (Posto: PICI) : 45.2mm