
Embora
o calendário de pagamentos do auxílio emergencial só deva ser conhecido
após a publicação da Medida Provisória (MP) com os detalhes sobre a
nova rodada do benefício, os primeiros a receber as parcelas em 2021
deverão ser os trabalhadores inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do
Ministério da Cidadania.
Logo
em seguida, será a vez dos trabalhadores informais que já receberam o
benefício em 2020 e possuem cadastro no aplicativo Caixa Tem; e, por
último, as famílias incluídas do Bolsa Família, que devem começar a
receber no dia 16 de abril. As informações são dos jornais O Globo e
Extra.
O pagamento deverá começar na primeira semana de abril e se estender até o fim de agosto.
O
Cadastro Único é um instrumento para identificar as condições sociais e
econômicas de famílias de baixa renda no país. Além disso, permite o
acesso aos diversos programas sociais promovidos pelo Governo Federal,
tal como Bolsa Família e o auxílio emergencial.
Quais serão os valores?
De
acordo com o Governo Federal, após a promulgação da PEC que libera o
benefício, as parcelas do auxílio emergencial serão menores que as pagas
no ano passado, durante primeira onda da pandemia do novo coronavírus.
Segundo Guedes, os valores da nova rodada serão de R$ 150 a R$ 375,
sendo, em média, R$ 250. Segundo ele, a distribuição será feita da
seguinte forma:
Para a família monoparental chefiada por mulher: R$ 375;
Casal: R$ 250;
Homem sozinho: R$ 150.
Quando o auxílio começa a ser pago?
O
benefício deve começar a ser pago apenas a partir de abril. Serão
quatro parcelas, entre abril e julho, podendo chegar também a agosto. Os
detalhes serão divulgados em Medida Provisória a ser editada pelo
Governo Federal.
Veja o passo a passo para atualizar o cadastro no Caixa Tem
Veja o calendário para atualização dos dados
A PARTIR DE:
14 de março: nascidos em janeiro
16 de março: nascidos em fevereiro
18 de março: nascidos em março
20 de março: nascidos em abril
22 de março: nascidos em maio
23 de março: nascidos em junho
24 de março: nascidos em julho
25 de março: nascidos em agosto
26 de março: nascidos em setembro
29 de março: nascidos em outubro
30 de março: nascidos em novembro
31 de março: nascidos em dezembro
Como fazer a atualização?
A
atualização pode ser feita inteiramente pelo celular, não sendo
necessário que o beneficiário se desloque até uma agência do banco. Ele
deve acessar o aplicativo e seguir as orientações, clicando em "Atualize
seu cadastro". Ao clicar, a Caixa pede foto do beneficiário e
documentos pessoais.
Posso deixar de receber se não atualizar o cadastro?
A
Caixa Econômica Federal informou que a atualização cadastral não é
obrigatória e nem será um impedimento para o recebimento de benefícios,
como o auxílio emergencial 2021 e o Bolsa Família.
O
processo é apenas uma forma de aumentar a segurança dos usuários e
evitar tentativas de fraudes. Portanto, quem não conseguir atualizar o
cadastro continuará recebendo os benefícios a que tem direito.
Documentos necessários
CNH ou RG
Comprovante de residência
Foto do beneficiário com um dos documentos