O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), anunciou nesta sexta-feira (05), que o estado vai receber mais 115 mil doses da vacina contra Covid-19 para reforçar o plano de vacinação.
De acordo com Camilo, o governo ainda aguarda a confirmação do horário do voo de chegada das vacinas.
O cenário da pandemia de coronavírus no Ceará é de alerta: a Secretaria da Saúde monitora 61 pacientes com suspeita de infecção pela nova variante da Covid-19. Do total, 34 são do sexo masculino e 27 do sexo feminino.
O secretário de Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, informou que a rede pública do estado já começou a sentir o impacto dos aumentos de casos nas últimas semana. Mais de 350 pacientes estão internados em UTI na rede pública. e o secretário faz um apelo a população.
“É muito importante que todos nós saibamos que estamos em ascensão no número de casos. E que já verificamos, embora a gente viesse desde julho, agosto, um número de óbitos pequenos ao que tivemos em abril e maio, nós começamos a subir isso. Primeiro o número de casos, não tanto ainda o número de óbitos. Mas isso vem tendo um crescimento que parece evoluir de forma exponencial nos últimos dias”, disse Cabeto.
Vacinação no Ceará
O Ceará já recebeu, ao todo, 334.900 doses de imunizante contra a Covid-19. Foram 262.400 da CoronaVac e 72,5 mil 2doses da vacina Oxford/AstraZeneca (produzidas no Instituto Serum, na Índia).
Destas, 143.616 doses já foram aplicadas. Receberam 127.932 profissionais de saúde; 3.595 idosos institucionalizados; 20.028 indígenas; 72.050 idosos a partir de 75 anos.
Cerca de 35 municípios cearenses já concluíram o processo de imunização contra a Covid-19, no período que marca a primeira fase de vacinação no Estado, conforme informação divulgada pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).