segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Boa notícia para segurados do INSS: prorrogada suspensão e prova de vida só volta em 2021

Uma boa notícia para milhares de  aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) n o Ceará que dependem do recadastramento anual para continuar recebendo o benefício. A  prova de vida está suspensa mais uma vez.

Os segurados do INSS vão continuar recebendo o benefício em dezembro deste ano e janeiro de 2021 porque o órgão suspendeu novamente a exigência.

O governo federal prorrogou por mais dois meses, novembro e dezembro, a interrupção do bloqueio dos créditos de benefícios previdenciários por falta de realização da comprovação de vida aos beneficiários residentes no Brasil ou no exterior.

A Portaria 1.186, publicada no Diário Oficial da União (DOU), nesta segunda (30), prorroga a interrupção do bloqueio de pagamentos de benefícios até o fim de janeiro

A lei prevê que, todos os anos, beneficiários do INSS precisam comprovar ao governo que estão vivos. Essa comprovação é sempre presencial e pode ser feita na instituição bancária em que o aposentado ou pensionista recebe o benefício, em uma agência do INSS, em embaixadas e consulados ou na casa de aposentados e pensionistas com dificuldade de locomoção. 

Segundo a portaria, a interrupção não prejudica a rotina e obrigações contratuais estabelecidas entre o INSS e a rede bancária pagadora de benefícios, devendo a comprovação de vida junto à rede bancária ser realizada normalmente.