terça-feira, 4 de agosto de 2020

TRE-CE realiza manutenção de urnas para as Eleições 2020

O Centro de Armazenamento e Manutenção de Urnas (CAMU) do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) retomou, desde o início de junho de 2020, a manutenção preventiva e corretiva das urnas eletrônicas para o pleito eleitoral deste ano. A conclusão do serviço está prevista para 26 de agosto. Ao todo, passarão pelo procedimento o total de 21.580 urnas. Destas, 11.800 estão localizadas na capital; e cerca de 9.700 estão distribuídas nos quatro centros de armazenamento do Interior: Juazeiro do Norte, Itapipoca, Sobral e Limoeiro do Norte.

A manutenção dos equipamentos dos centros de armazenamento de Itapipoca, Sobral e Limoeiro já está em fase de conclusão, prevista para esta semana. A conclusão do procedimento nas urnas dos CAMUs de Fortaleza e Juazeiro pode ser finalizada até o final de agosto.

Distribuição das urnas eletrônicas

Nesta terça-feira, (4), serão enviadas aos cartórios eleitorais urnas eletrônicas, para uso em simulados e para a realização de treinamentos diversos. Ao todo, serão 430 urnas distribuídas para as 92 zonas do interior do estado. A distribuição seguirá até o final do mês de setembro, quando será concluída a entrega dos materiais a todas as zonas do Ceará.

Retomada das atividades presenciais

O TRE-CE, através da Presidência, da Vice-presidência e do Comitê Estratégico, discute as regras que comporão o plano de retomada dos serviços presenciais. As medidas deverão abordar regras para o distanciamento social, higienização ambiental, proteção pessoal, comunicação, monitoramento, dentre outras.

A ideia é priorizar a saúde de servidores, magistrados, terceirizados, estagiários e todos os que fazem a Justiça Eleitoral no Ceará, bem como dos eleitores, numa retomada gradual e planejada setor por setor, em data ainda a ser definida. Desde o dia 17 de março, servidores e magistrados atuam em regime de teletrabalho, seguindo normas sanitárias de prevenção à covid-19, mas mantendo a produtividade.

Eleições 2020

O Congresso Nacional promulgou, em sessão solene realizada em julho, a Emenda Constitucional nº 107/2020 que adia as Eleições Municipais deste ano, devido ao cenário de pandemia provocado pelo coronavírus. Com a alteração, o 1º turno ocorrerá dia 15 de novembro e o 2º turno no dia 29 de novembro.

Com informações do Cnews.