quinta-feira, 9 de julho de 2020

Com coronavirus, Bolsonaro apresenta boas condições de saúde, diz Planalto

Foto AFP
Diagnosticado com Covid-19, o presidente Jair Bolsonaro apresenta "boas condições de saúde" e seu quadro "evolui bem, sem intercorrência", segundo informou nesta quinta-feira (9), a Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) do Governo. 

Bolsonaro está sendo acompanhado pela equipe médica da Presidência da República. Ele recebeu o teste positivo para o novo coronavírus na última terça-feira (7).

De lá pra cá, ele mantém isolamento no Palácio do Alvorada, residência oficial, e tem despachado com ministros e outros auxiliares por meio de videoconferência. O presidente também cancelou viagens que estavam previstas esta semana para a Bahia e para Minas Gerais. 

Nova rotina

A confirmação de que foi infectado pelo novo coronavírus alterou radicalmente a agenda do presidente. Ele começou, no entanto, a seguir um protocolo médico para evitar o risco de contaminação de seus familiares, funcionários do Palácio da Alvorada e assessores presidenciais.
O presidente passou a dormir em um quarto isolado, longe da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e adaptou um dos dormitórios do Palácio da Alvorada em escritório. Além do casal presidencial, moram na residência oficial da Presidência a caçula de Bolsonaro, Laura, e a enteada, Letícia. A primeira-dama já realizou exame para o coronavírus, mas ainda aguarda o resultado da contraprova.

Em sua sala de despachos, o presidente tem à sua disposição televisão, computador, telefone, impressora e um aparelho para videoconferências.

Segundo relataram interlocutores à reportagem, Bolsonaro tem sido auxiliado presencialmente pelo major Mauro Cid, o chefe da ajudância de ordens. Cid já teve Covid-19 e se recuperou da doença sem ter apresentado maiores sintomas.
Com informações da Agência Brasil.