segunda-feira, 1 de junho de 2020

Abrasel pleiteia reabertura de restaurantes no horário comercial a partir do dia 8

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Ceará (Abrasel-CE) está pleiteando, junto ao Governo do Estado, que a reabertura dos restaurantes que funcionam no horário de almoço seja antecipada do dia 22 de junho, conforme definido no plano do governo, para o dia 8, quando outros setores retornam suas atividades.

“A partir do dia 8, vamos ter mais ou menos 200 mil novos trabalhadores de escritórios, indústrias nas ruas e esses trabalhadores vão ter de comer em algum lugar”, diz Rodolphe Trindade, presidente da Abrasel-CE.

Trindade diz que em outros estados que iniciaram a reabertura sem os restaurantes, houve aglomerações no horário de almoço em padarias e supermercados. “A experiência que nós tivemos de outras seccionais da Abrasel, as ruas ficaram cheias de ambulantes e houve superlotação supermercados e padarias, como ocorreu em Belo Horizonte e Porto Alegre, onde os restaurantes não entraram na primeira fase de abertura”, diz.

“O trabalhador precisa almoçar nesse horário e não pode ficar 14 dias sem ter onde se alimentar com segurança e higiene. (...) Uma parte dos shoppings vai voltar e, com as praças de alimentação fechadas, esse pessoal vai almoçar onde?”.

A Abrasel-CE defende que o funcionamento no horário de almoço seja das 11h às 16h ou 17h, com 50% das mesas disponíveis. Trindade diz que o horário prolongado ajudará manter a ocupação baixa enquanto atende o máximo de clientes possível. Para Trindade, a antecipação da reabertura de restaurantes irá ajudar ao setor se adaptar às mudanças necessárias e às novas demandas dos clientes. “Temos que dar segurança ao nosso frequentador, para que ele se acostume de novo a nos visitar”.

Cronograma
 
Conforme o cronograma já definido entre o governo e as entidades empresariais, os restaurantes voltam no dia 22 de junho, com 50% da capacidade e funcionamento das 11h às 17h. Na segunda fase, a ser iniciada no dia 6 de julho, reabrem bares, restaurantes noturnos barracas de praia. E, na terceira fase, prevista para o dia 20 de julho, retornam todos os estabelecimentos do setor, como o entretenimento noturno.