
As testagens serão distribuídas nas unidades de saúde do Estado,
o que inclui Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), hospitais de
campanha, postos de saúde e outras medidas ainda avaliadas pela pasta,
como a coleta em drive-thru, com localizações que ainda estão sendo
estudadas pela Sesa. O POVO já havia noticiado a informação no último dia 26 de abril. Na data, Cabeto deu o anúncio durante a chegada de 90 toneladas de insumos médicos destinados às unidades de saúde do Estado. Sem dar mais detalhes, informou que a coleta seria por agendamento via aplicativo que seria disponibilizado pelo Governo do Ceará. Há dois tipos de testes na rede pública que realizam o diagnóstico do novo coronavírus no organismo: os moleculares e os testes rápidos.
A meta é realizar os testes em pessoas que
apresentam sintomas mais leves da doença ou em pessoas que estão em
contato diário com aqueles que tiveram diagnóstico positivo para a
Covid-19.
Os esforços, no entanto, dependem de chamadas públicas.
Até esta sexta está aberta uma consulta pública para a contratação de
empresas que possam atender as demandas de testagem. Dentre as empresas
que possam vir a realizar a ação, está a Fundação Oswaldo Cruz
(Fiocruz). A Sesa está providenciando um dos equipamentos que fazem
extração robótica do RNA do organismo. O método encurta o tempo de diagnóstico da doença via teste molecular que realiza a transcrição reversa.
O método que converte o RNA em DNA. A amostra é coletada de partes do corpo no qual o coronavírus se reúne, como o nariz ou a garganta de uma pessoa e adicionada a fitas simples de DNA que amplificam o material genético. Ao longo da multiplicação, a testagem identifica a quantidade de RNA no organismo por meio da fluorescência de um material suspeito. Se esse corante fluorescente chegar em um determinado nível, é diagnosticada a Covid-19.
Segundo informações do Guia de Vigilância Epidemiológica pela Covid-19, orientado pelo Ministério da Saúde, é recomendado que o teste seja feito entre três a sete dias do início da infecção, pois é o período em que a carga viral do Sars-CoV-2 ainda está alta no organismo.