O pouco acesso a recursos tecnológicos observados
na periferia pode acabar dificultando o recebimento do auxílio
emergencial de R$ 600 do Governo Federal a pessoas que têm direito a
ele. De acordo com o professor e coordenador do curso de Ciências
Contábeis da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Paolo Giuseppe
Araújo, essa é uma das características do perfil de pessoas que têm
buscado o Núcleo de Apoio Fiscal (Naf) da instituição de ensino para ter
mais informações sobre o benefício.
À frente do projeto de tira-dúvidas sobre o cadastro para recebimento
do auxílio emergencial, o professor explica que a população que busca
desde o dia 15 esclarecimentos sobre o assunto - sobretudo os que
fizeram nos primeiros dias - é composta por pessoas, em geral, de baixa
renda e de baixa escolaridade, além de estarem em bairros de maior
vulnerabilidade.
"Boa parte da demanda é relacionada ao preenchimento de informações.
Por desconhecimento, muita gente preenche errado. Às vezes, a pessoa não
consegue entender o que é aquela informação que o formulário de
cadastro está pedindo", explica Araújo. Ele também lembra que, apesar de
muito já ter se falado sobre o tema, ainda há diversas dúvidas sobre
quem de fato tem direito ao auxílio emergencial.
Pessoas com dificuldade para manusear o aplicativo, às vezes por não
possuir um dispositivo que possibilite o funcionamento eficiente dele,
também buscam o Naf/Uece. "Nós começamos o projeto atendendo algumas
localidades específicas, como Moura Brasil, Pirambu e Lagamar.
Com a ampla divulgação do projeto, expandimos o atendimento aos
demais bairros", afirma o professor. Com a ampliação, o perfil e a
demanda ficaram um pouco mais pulverizados.
Demanda intensa
Até agora, o projeto tem atendido diariamente entre 300 e 350
pessoas. Participam da iniciativa oito alunos que, supervisionados pelos
professores, atuam no esclarecimento das dúvidas sobre o benefício. Os
interessados podem entrar em contato pelo telefone (85) 2180-6449 de
segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A ligação é gratuita.
Ainda de acordo com o professor Paolo Giuseppe Araújo, o objetivo da
iniciativa é justamente evitar as aglomerações nas agências bancárias e
facilitar o acesso ao benefício por parte de quem mais precisa. "A gente
tem o foco de tentar entender qual é o problema da pessoa para ajudar,
acalmar e orientar na busca pelo benefício", destaca.
O serviço do Naf/Uece é realizado em parceria com o Grupo de Pesquisa
sobre as Zonas Especiais e Interesse Social (LabZeis) do Laboratório de
Gestão de Cidades (Lagic), vinculado aos Laboratórios Associados em
Inovação e Sustentabilidade (Lais/Uece) e com o apoio do Instituto
Desenvolvimento, Estratégia e Conhecimento (Idesco).
Cidadãos que têm direito ao auxílio emergencial encontram
dificuldades para acessar o benefício por meio do cadastro no
aplicativo. Iniciativa da Uece informa população e busca reduzir filas
nas agências
Dúvidas
Os interessados em tirar dúvidas sobre o auxílio emergencial podem
ligar para o número (85) 2180-6449. O atendimento é realizado de segunda
à Sexta-feira, das 8h às 18h.