domingo, 22 de março de 2020

COI admite adiar Olimpíadas de Tóquio. Decisão sai em um mês

Jogos Olímpicos de Tóquio devem ser adiados pelo Comitê Olímpico

Jogos Olímpicos de Tóquio devem ser adiados pelo Comitê Olímpico

Os Jogos Olímpicos de Tóquio devem realmente ser adiados. Em uma reunião de emergência, o COI (Comitê Olímpico Internacional) definiu uma data-limite de quatro semanas para apreciar um adiamento do megaevento esportivo, marcado inicialmente para ser realizado entre 24 de julho e 9 de agosto próximos. O cancelamento da competição, porém, foi descartado.
"Um cancelamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio não resolveria qualquer problema nem ajudaria ninguém. Portanto, um cancelamento não está na agenda", disse o Comitê em nota em seu site.

Essa é a primeira vez que o COI cogita o adiamento das Olimpíadas de Tóquio. Existem cenários que trabalham com a remarcação do evento para o final deste ano, para 2021, ou até mesmo para 2022.

A decisão ocorre depois de o COI ser pressionado por atletas, federações internacionais e comitês olímpicos, como o COB, que pedem o adiamento do evento devido ao surto de coronavírus que causou mais de 13 mil mortes em todo o mundo, além de impedir a preparação adequada dos atletas, confinados contra a propagação do Covid-19.

Todas as confederações já tinham adiado ou cancelado competições classificatórias para as Olimpíadas. Grande maioria dos atletas estavam com restrições de treinamento e em alguns casos em quarentena.

"Em conjunto com todas as partes interessadas, iniciamos discussões detalhadas hoje para concluir nossa avaliação do rápido desenvolvimento da situação mundial da saúde e seu impacto nos Jogos Olímpicos, incluindo um cenário de adiamento. Estamos trabalhando muito e estamos confiantes de que teremos finalizado essas discussões nas próximas quatro semanas", admitiu Bach em sua carta aos atletas.

Desde 1896, quando aconteceu a primeira competição da Era Moderna, os Jogos foram cancelados três vezes por causa da I e II Guerras Mundiais. Em 1916 aconteceria em Berlim, na Alemanha; em 1940 seria em Tóquio, no Japão; e em 1944 em Londres, no Reino Unido.