terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Profetas se reúnem nesta sexta-feira para realizar previsões sobre a chuva no Ceará

Antônio Lima, 75, é profeta da chuva de Quixadá
Antônio Lima, 75, é profeta da chuva de Quixadá (Foto: Camila de Almeida/O POVO)
Os profetas da chuva irão se reunir nesta sexta-feira, 20, e sábado, 21, para realizar previsões sobre a quadra chuvosa em 2020. Promovido pelo campus de Tauá em parceria com campus de Boa Viagem do IFCE, esta será a 4ª edição do Encontro dos Profetas da Chuva dos Inhamuns. O evento é uma parceria entre IFCE, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) e a Prefeitura Municipal de Tauá.

Os profetas são moradores da zona rural que criam previsões a partir do que observam sobre a natureza. É levado em consideração a transformação na atmosfera e no ecossistema, além da posição dos astros. Geralmente, os profetas aprendem as técnicas de observação com os avós e outros familiares, que perpassam o talento por gerações.
O período chuvoso oficial começa em fevereiro no Ceará. No site do Instituto Nacional De Pesquisas Espaciais (Inpe), é possível observar previsões apenas até 29 de dezembro, em que o clima aparece como parcialmente nublado no Estado. As médias para Fortaleza são de mínima de 25º e a máxima entre 31º e 32º.

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), ainda não há como ter previsão para o ano seguinte. “A gente geralmente espera sinalizar a primeira semana de janeiro”, afirma o meteorologista Raul Fritz. As previsões para fevereiro, março e abril ocorrem no início da segunda semana de janeiro, em que é possível obter uma melhor pesquisa sobre a quadra chuvosa, a partir de dados oceânicos e atmosféricos.
Serviço

IV Encontro dos Profetas da Chuva da Região dos Inhamuns
Data: 20 de dezembro, das 9h às 15h30min, e 21 de dezembro, das 7h às 11h.
Local: IFCE – campus Tauá (Rua Antônio Teixeira Benevides, 1, Colibris – Tauá/CE)

Aberto ao público