domingo, 29 de dezembro de 2019

Morre Nilcea Freire, ex-ministra responsável por criação da lei Maria da Penha

Ex-ministra esteve à frente da Secretária de Políticas para as Mulheres durante governo Lula
Nilcea Freire, ex-ministra do governo Lula e responsável pela criação da lei Maria da Penha, morreu neste sábado, 28, aos 66 anos. Ela estava em tratamento contra um câncer na cabeça e recebia assistência médica em sua casa, no Rio de Janeiro.

A ex-ministra esteve à frente da Secretária de Políticas para as Mulheres, entre 2004 e 2010. Ativista social e feminista, ela criou o “Ligue 180”, o Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e promulgou a Lei Maria da Penha. Também foi professora, médica, pesquisadora e primeira mulher a ser reitora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), onde foi pioneira na implantação do sistema de cotas.

Em nota, o ex-presidente Lula se manifestou sobre a morte de Nilcea, destacando que "a generosidade dela deixa um legado imenso de aprendizado e conquistas para um Brasil com mais oportunidades para os mais pobres, os negros e as mulheres." 

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) relembrou a trajetória da ex-ministra e destacou sua importância como acadêmica. "Ela se engajou em movimentos pela redemocratização e começou a atuar como professora (...) representou os docentes em diversos conselhos".

O velório ocorrerá na Capela Ecumênica da Uerj, nesta segunda-feira, 30.