quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Mamma Bruschetta sobre luta contra câncer: “Mudou tudo na minha vida”

Mamma Bruschetta mantém o alto astral de sempre mesmo durante a luta contra um câncer no esôfago. A apresentadora, de 70 anos de idade, conta que após receber o laudo médico, aprendeu a olhar para si mesma.

“Mudou tudo na minha vida. Depois que a gente recebe uma notícia desse peso, de que você é portador de uma doença que pode ser fatal e sabe que a sua vida pode ser encurtada a qualquer momento, tudo muda. Sempre me preocupei muito com as outras pessoas e em fazer as coisas para os outros. Me deixava de lado. Percebi que agora é a hora de pensar em ninguém mais além de mim. Não deixo para amanhã as coisas que posso resolver hoje porque talvez não tenha um amanhã”, explica ela.

Afastada do programa Fofocalizando enquanto foca em seu tratamento, Mamma tem aproveitado o tempo livre para fazer trabalhos manuais produzindo em casa queijos caseiros, sabonetes e amaciantes. Ela ainda prepara os caldos que tem comido há uma semana por recomendação médica. “Estou me alimentando há uma semana apenas com líquidos, tudo coado na peneira. É sem graça, mas já perdi seis quilos.”

Ela também redescobriu a vida sexual. Solteira desde o fim do namoro com Lucas Feitosa, de 23 anos, Mamma tem tido alguns namoricos. “Redescobri o sexo há pouco tempo. Fiquei mais de 40 anos sem praticar sexo! Sempre fui muito autocrítica e quando engordei muito não me sentia confortável. Depois me dediquei a cuidar da minha família, ao trabalho e a libido caiu. Não sentia falta e não tinha complexo. Mas agora resolvi que a vida é muito curta para deixar o prazer dela. Também quero manter a minha pele boa (risos). Vou focar muito nisso agora”, conta ela, que não tem nenhum relacionamento fixo.

“Terminei com o Lucas porque o namoro não estava indo nem para frente e nem para trás, mas continuamos amigos. Atualmente, estou ficando, não quero ter namorado fixo agora. Talvez no futuro eu queira uma relacionamento oficial. Agora só tenho crushes e meus namoricos. Procuro uma boa companhia, que não seja como a de um irmão, e que ofereça algo mais físico”, explica.

TRATAMENTO
Aguardando o resultado de uma biopsia, Mamma fará o próximo passo do tratamento quando tiver o resultado até o fim desta semana. “Eu já tenho 70 anos e tive altos e baixos na vida, mas desta vez foi mais pesadinho porque se trata de um câncer e com câncer não se brinca. Como descobri no comecinho, tenho chance de cura infinitamente maior. Retirei o tumor e foi para biopsia e daí vou saber só depois do resultado se vou ficar nessa, se faço radioterapia ou quimioterapia ou se terei que fazer outra cirurgia, que seria delicada por eu ter problema de obesidade. Mas só saberemos a que ponto esse tumor foi agressivo após a biopsia. Queremos a cura, focando na cura até por ter descoberto cedo.”

APOIO DOS FÃS E AMIGOS
Mamma conta que o apoio e carinho dos fãs, familiares e amigos tem sido essencial em seu tratamento. "No nosso dia a dia, com a correria e essa era digital, muitas vezes nem pensamos no outro. Agora que estou tendo esse tempo para me tratar, tenho sentido mais ainda esse carinho. Tem gente que eu nem conheço que me para na rua para falar que está rezando por mim. Outras pessoas contam suas histórias de cura e dividem suas experiências. É muito gostoso isso”, diz ela, que também se apega na fé. “Há alguns anos me dedico à fé. Sempre me recolho para rezar, fazer e pedidos e agradecer. A fé me sustenta muito, me dá ânimo para seguir em frente e não entrar em depressão.”