quinta-feira, 27 de junho de 2019

Menino come cinco refeições por dia para salvar a vida de seu pai

O menino está comendo cinco refeições por dia para salvar seu pai da leucemia. [Foto: Getty]
O menino está comendo cinco refeições por dia para salvar seu pai da leucemia. [Foto: Getty]
Por Caroline AllenLu Zikuan, de 11 anos, está comendo pelo menos cinco refeições por dia para salvar seu pai da leucemia, que foi diagnosticado há sete anos e precisa de um transplante de medula óssea.

Como muitas vezes, o transplante de medula óssea vem da própria família, este é também o caso da família Lu. O menino precisará pesar pelo menos 45 kg para ser considerado um doador adequado necessita ter 50 kg.

Quando os pais do menino descobriram que ele era compatível, Zikuan pesava 30 kg. Por seis anos, seu pai, Lu Yanheng, de Xinxiang, China, tratou a leucemia com medicamentos.

No entanto, sua saúde começou a se deteriorar em agosto de 2018, o que levou a uma transfusão de sangue. A fim de encorajar seu ganho de peso, Zikuan tem comido principalmente carne gorda com arroz e agora falta apenas 2 kg para chegar no objetivo.

O ganho de peso do Zikuan não foi fácil. Alguns alunos de sua turma perceberam que ele estava engordando e começaram a chamá-lo de gordo.
Mas eles rapidamente pararam quando descobriram o motivo, e Zikuan não se incomodou com os comentários. Ele disse à mídia local: "Salve o pai primeiro, emagreça depois".

Sua história foi compartilhada através das redes sociais, levando as pessoas a descrevê-lo como "incrível" e por "assumir essa responsabilidade, sendo tão jovem".

Para ser doador de medula óssea, você precisa ter células-tronco equivalentes à da pessoa para quem se está doando. É mais provável que alguém compatível esteja na própria família com uma chance de 1 a 4 de que você ser compatível com seus irmãos.

No entanto, muitas pessoas sem relação de parentesco com o receptor, são compatíveis. É por isso é tão importante se cadastrar em um banco para ser doador de medula.