Um
funcionário da Centrais Elétricas do Pará (Celpa) ficou pendurado no
poste após um cliente, inconformado com o corte de sua energia, retirar a
escada em que o técnico se apoiava. O representante da empresa ficou
suspenso no poste pelo cinto de segurança, à espera do socorro. O caso
ocorreu na segunda-feira, 29, em Barcarena, na Região Metropolitana de
Belém, no Pará.
O cliente
tentou impedir o corte de energia alegando que os papéis estavam pagos e
em dia, mas quando o técnico subiu para desconectar a fiação, ele
apelou para a retirada da escada. O funcionário estava acompanhado por
outro colega de trabalho, como é procedimento nesses casos, mas este foi
impedido de ajudar o amigo que estava nas alturas. O caso foi relatado
pelo jornalista local Carlos Baía em sua conta pessoal no Facebook.
Em sua
publicação, Carlos condena a ação do consumidor, afirmando que “poderia
causar a morte de um pai de família”. Por outro lado, também declara que
caso o cliente tenha a razão e a conta estivesse em dia, a Celpa
deveria ser processada tanto pelo técnico quanto pelo consumidor em
função dos “momentos constrangedores” que ambos passaram. Por meio de
nota, a Celpa disse que está acompanhando o caso junto às autoridades.
De acordo
com a atual legislação, uma concessionária pode cortar a energia de um
consumidor que esteja com pelo menos uma conta de energia atrasada,
desde que emita aviso com 15 dias de antecedência. A empresa tem até 90
dias para cessar o fornecimento de eletricidade, se ultrapassar esse
período, o débito precisa ser cobrado na Justiça. Com informações do O
Povo.