Filmado agredindo verbalmente Delsie Gaylke, uma
passageira negra e idosa, em um voo da companhia aérea Ryanair, David
Mesher se desculpou pelo ocorrido e afirmou não ser racista. O voo
ocorreu no dia 19 de outubro e levava passageiros de Barcelona, na
Espanha, para Londres, na Inglaterra.
Um dos passageiros presentes no voo registrou o momento em
que Mesher disfere ofensas racistas contra a passageira. Entre outras
ofensas, Mesher chamou a passageira de “vaca feia e estúpida”. Já o
pedido de desculpas aconteceu na televisão, com a participação de David
no Good Morning Britain, da ITV.
Na televisão, Mesher afirmou que “não era uma pessoa
racista de forma alguma”, além de classificar o episódio no avião como
“apenas um momento de descontrole”. Gayle, que tem 77 anos, e sua filha
Carol, que também estava no voo, afirmaram não aceitar as desculpas.
Compartilhado inicialmente no Facebook, o vídeo já tem
quase 2 milhões de visualizações e, além das ofensas, mostra que Mesher
afirmou que iria “empurrar” a mulher para outro lugar. Segundo Carol,
sua mãe tem artrite e demorou a se levantar de sua poltrona, no
corredor, para que o homem pudesse chegar à poltrona na janela.
É possível, no vídeo, ouvir o começo da discussão: “Não me
importa se ela é uma pessoa com deficiência ou não. Não me diga o que
eu devo fazer. Se eu digo a ela que ela tem que sair, ela tem que sair”,
afirma Mesher.
A Polícia de Essex, na Inglaterra, é responsável por
investigar o caso, que aconteceu quando o avião ainda estava na pista do
aeroporto de Barcelona esperando autorização para decolar.
O incidente gerou uma série de críticas à Ryanair pelo
fato de a companhia não ter expulsado Mesher do voo. Nas redes sociais,
muitas pessoas ameaçaram boicotar a empresa. Também online, uma petição
para que a companhia peça desculpas e indenize Gayle já coletou mais de
300 mil assinaturas.
A Ryanair, por sua
vez, afirma ter entrado em contato com a família da passageira e não
quis tecer mais comentários sobre o caso.