segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Haddad disse após o primeiro turno que vai fazer Lula ser presidente do Brasil? É fake

Renato S. Cerqueira/Futura Press
Circula nas redes sociais um vídeo em que o candidato à Presidência pelo PT Fernando Haddad diz que “vai fazer do Lula presidente e subir a rampa com ele dia 1º de janeiro”.

O vídeo é verdadeiro, porém, está fora de contexto porque não foi gravado agora, e sim no dia 6 de agosto de 2018, logo após o PT definir a coligação O Povo Feliz de Novo. Haddad foi anunciado vice da chapa e plano B do partido, assumindo o posto de presidenciável após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferir a candidatura do ex-presidente, no dia 31 de agosto.

No Twitter, um trecho menor do vídeo circula com a legenda: “Olha o que o Haddad falou hoje ao sair da PF de Curitiba! Promessa de campanha: o Lula subir a rampa com ele em 01.01.19! Isso é uma afronta aos brasileiros de bem”. Ou seja, quem o compartilha dá a entender que o vídeo foi gravado no dia 8 de outubro, um dia após o primeiro turno da eleição.

No trecho do vídeo encurtado, Haddad diz: “Campanha, fazer do Lula nosso presidente, subir a rampa com ele no dia 1º de janeiro. Fazer o país resgatar sua dignidade, sua esperança, seus sonhos há tão pouco abandonados e que vão ser resgatados por essa grande liderança que é o presidente Lula. A gente está muito feliz de estar reunido em torno dele, todos os progressistas do país querendo que ele volte a nos governar a todos, a nos liderar a todos. Se Deus quiser a justiça vai ser feita e ele vai estar entre nós. Um abraço pra vocês”.

O vídeo é uma cópia parcial do vídeo mais longo que foi publicado no perfil de Lula no Facebook. Na íntegra, o vídeo original se inicia com o ex-ministro dando detalhes dos preparativos do partido para registrar a candidatura de Lula junto ao TSE.

“Acabamos de montar as coligações em torno da candidatura do Lula. Já temos Pros e PCdoB conosco, PCO apoiando e chapa montada, vai a registro amanhã. Aí nós vamos dia 15 levar para o TSE e eu tenho certeza de que o povo brasileiro está cada vez mais engajado nesta campanha, fazer do Lula nosso presidente, subir a rampa com ele no dia 1º de janeiro. Fazer o pais resgatar sua dignidade, sua esperança, seus sonhos há tão pouco abandonados e que vão ser resgatados por essa grande liderança que é o presidente Lula. A gente está muito feliz de estar reunido em torno dele, todos os progressistas do país querendo que ele volte a nos governar a todos, a nos liderar a todos. Se Deus quiser a justiça vai ser feita e ele vai estar entre nós. Um abraço pra vocês”.