Com o objetivo de descomplicar um momento difícil da vida de
brasileiros inadimplentes ou devedores - hoje são 61,6 milhões, sendo
2,4 milhões no Ceará -, o Serasa Experian está relançando o serviço
Serasa Limpa Nome, que permite negociar ou mesmo quitar, gratuitamente,
dívidas diretamente pelo celular ou computador.
Por meio do serviço de negociação digital - disponível desde a semana
passada para uso das 27 milhões de pessoas cadastradas do Serasa, não há
mais a necessidade do cidadão se deslocar até a agência bancária para
fazer a negociação.
Como funciona?
Com o boleto gerado, basta escolher a forma de pagamento: à vista ou
parcelado. Em caso de parcelamento, o consumidor poderá optar pela
quantidade de parcelas e a data de vencimento. Após isso, basta efetuar o
pagamento através dos aplicativos dos bancos, das agências lotéricas ou
da forma que preferir.
O Serasa Limpa Nome já firmou parceria com sete instituições financeiras: Itaú, Bradesco, Net/Claro, Losango, Tricard, Porto Seguro cartões e Ipanema Credit Management. Em breve este leque será ampliado.
O Serasa Limpa Nome já firmou parceria com sete instituições financeiras: Itaú, Bradesco, Net/Claro, Losango, Tricard, Porto Seguro cartões e Ipanema Credit Management. Em breve este leque será ampliado.
Negociação simplificada
O Serasa informa entender que as dívidas sempre causam constrangimento,
principalmente quando se quer fazer um acordo, então, ao viabilizar o
encontro entre o endividado e credor de maneira digital, direta e sem
burocracia, o processo fica bastante simples.
A negociação oferece descontos favoráveis, inclusive para a quitação
total. De acordo com estudo feito pelo Serasa Consumidor, 67% das
pessoas preferem pagar a dívida à vista se tiverem um bom desconto.
Cunho social
Para Pedro Dias Lopes, diretor do Serasa Consumidor, o lançamento do
novo Serasa Limpa Nome é muito mais do que uma plataforma de recuperação
de débitos, há também um cunho social em transformar a vida das
pessoas.
“As mudanças vieram para descomplicar um momento que é difícil na vida
do consumidor. Assumir dívidas pode gerar constrangimento e essa é uma
das barreiras que a população enfrenta. Quando você viabiliza o encontro
entre o endividado e credor de maneira digital, direta e sem
burocracia, você devolve o poder para as mãos dos consumidores”, afirma
Lopes.
Informações sobre dívidas
Além de ter acesso as dívidas existentes, outra grande novidade do
relançamento é que o usuário também poderá visualizar as dívidas que
estão em atraso, mas que não necessariamente foram negativadas no Serasa
Experian.
Segundo Lucas Lopes, gerente de produtos do Serasa Consumidor, ao
estudar a mudança de hábito das pessoas, bem como motivos e forma de
negociação, ficou claro que seria indispensável se renovar e acompanhar
os novos perfis quando o assunto é negociação.
Em pesquisa feita pelo Serasa Consumidor para identificar como as
pessoas preferem receber informações sobre suas dívidas, foi descoberto
que 75% preferem e-mail, 46% por WhatsApp, 30% por SMS e apenas 17%
ainda por telefone.
Confira algumas curiosidades sobre o perfil dos endividados brasileiros:
- Valor médio da dívida: R$ 4 mil
- Faixa-etária com mais dívidas: entre 36 e 40 anos (13,7%)
- Locais que concentram maior volume das dívidas: São Paulo (14,22%) e Rio de Janeiro (11,01%)
- Gênero dos endividados: Masculino (48,8%)/ Feminino (46,9%).