terça-feira, 17 de julho de 2018

Governo publica decreto que antecipa parcela do 13º para aposentados

A primeira parcela corresponderá a até 50% do valor do benefício. O valor restante será pago com a remuneração de novembro ( Foto: Arquivo / Diário do Nordeste )
Conforme anunciado, foi publicado na edição desta terça-feira (17) do Diário Oficial da União o decreto que antecipa a primeira parcela do 13° salário de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A medida foi assinada na segunda-feira (16) pelo presidente Michel Temer e prevê que o pagamento ocorra junto com a remuneração de agosto.

A primeira parcela do abono anual corresponderá a até 50% do valor do benefício. O valor restante será pago com a remuneração de novembro.

De acordo com o governo federal, a medida deve injetar R$ 21 bilhões na economia do país e movimentar o comércio e outros setores.

Como determina a legislação, não haverá desconto de Imposto de Renda na primeira parcela paga a aposentados e pensionistas do INSS. O imposto sobre o valor somente pode ser cobrado na segunda parcela da gratificação natalina, a ser paga em novembro.