segunda-feira, 25 de junho de 2018

Foto de torcedora iraniana viraliza; entenda motivo

Torcedores iranianos no estádio para Irã e Espanha (AP Photo/Frank Augstein)
O que parecia ser apenas uma simples foto de dois torcedores durante a Copa do Mundo acabou viralizando. Mas apenas observando a imagem bem de perto é que dá para perceber o motivo.

Um usuário do site Reddit postou uma foto feita fotógrafo Frank Augstein, da agência Shutterstrock, em que dois torcedores iranianos apoiavam sua seleção. E ele também postou uma versão aproximada na Fan ID, credencial que os torcedores precisam ter, da mulher. A versão mostra que ela estava usando o hijab, véu de uso obrigatório no país.

Na foto registrada em Kazan, onde o Irã enfrentou a Espanha na última semana, a mulher não usava o hijab, diferentemente da foto que aparecia no Fan ID.

A Copa do Mundo tem sido um marco importante para as mulheres do Irã. Isso porque as mulheres estão proibidas de assistir competições masculinas no país desde a Revolução Islâmica de 1979. Hoje não existe mais a lei de proibição, mas torcedoras já foram presas recentemente. As iranianas que viajaram até a Rússia para assistir sua seleção mostraram cartazes pedindo que pudessem entrar em jogos em seu país.

A manifestação parece ter surtido efeito, já que na última terça (19), as mulheres iranianas puderam entrar no estádio Azadi, em Teerã, para assistir uma transmissão da partida da seleção contra a Espanha.