quinta-feira, 10 de maio de 2018

Mistério: "Meteoro" cai na Universidade de Brasília

Alunos e funcionários da Universidade de Brasília (UnB) tiveram uma surpresa ao chegar na instituição na manhã desta quarta-feira (9/5). Um objeto, aparentemente uma pedra, está equilibrada em cima de um cabo de energia entre dois postes. 
Várias teorias surgiram para tentar desvendar o mistério. Alguns pensavam que a rocha estava segurando a estrutura. Outros, acreditavam que o material tinha caído do céu e ficado suspenso pelos cabos, como se fosse um meteoro. 

A pedra apareceu próximo à Associação dos Docentes da UnB (ADUnB), no Campus Universitário Darcy Ribeiro. 
E trata-se, na verdade, de uma intervenção artística da aluna do Instituto de Artes (Ida) da UnB, Marilu Cerqueira. O professor orientador do projeto, Miguel Simão da Costa, do departamento de artes visuais, explica que o objeto é fruto de uma disciplina ministrada por ele. "Pode ser uma pedra ou um monte de carne. Ninguém sabe se ela caiu ou está sendo arremessada. É um paradoxo", afirma.  

O professor esclarece que a ideia da obra é brincar com as interpretações. "Os postes são divergentes, para ser real, eles deveriam ser convergentes, são metáforas", aponta. Miguel conta que foram mais de oito meses até a implementação da obra e que ela ainda não está concluída. "Técnicos que trabalham com isso na cidade foram responsáveis pela instalação. Os cabos e o poste são de verdade", comenta.  

A ideia do projeto também é brincar com a realidade. "Queríamos fazer uma metáfora com a vida nacional, pelas inconstâncias. Mas, acabam surgindo diversas metáforas e até essas brincadeiras com ETs", se diverte.   
 
Para Marilu, idealizadora do projeto, o incomodo causado pelo projeto é satisfatório. "Recebi diversas pessoas questionando sobre o que seria a obra, se era um teste de força ou algo do tipo", comenta. Ela ressalta que a intervenção também representa uma representação do corpo, que pode ser interpretada como uma ferramenta, onde os fios se defendem do ataque.