terça-feira, 29 de maio de 2018

Derrota para o Grêmio, por 1 a 0, aprofunda crise no Ceará

O CEARÁ entrou em campo mais para se defender do Grêmio e acabou derrotado por 1 a 0 MATEUS DANTAS
O CEARÁ entrou em campo mais para se defender do Grêmio e acabou derrotado por 1 a 0 MATEUS DANTAS
A maré negativa do Ceará no Campeonato Brasileiro parece não ter fim. Já são sete rodadas e o Alvinegro segue sem saber o que é vencer na competição. Na noite de ontem, foi mais uma derrota. 
 
Desta vez para o Grêmio, por 1 a 0, frustrando a torcida que foi à Arena Castelão.

O resultado não é anormal. O adversário, afinal, é o atual campeão da Libertadores e um dos fortes candidatos ao título do Brasileirão. 

Técnica e taticamente, o Grêmio é muito superior ao Ceará e fez valer isso em campo. Só que, mais uma vez, o Vovô atuou ruim e acabou pagando com a derrota.

Em sua estreia, Jorginho não promoveu alterações na escalação, mas mandou o Vovô a campo com mudanças de posicionamento. O time iniciou o jogo no esquema 4-3-3, com Richardson de primeiro volante na cabeça de área e Juninho e Ricardinho mais à frente.
Felipe Azevedo voltou a jogar pela direita e o Wescley pela esquerda, mas com liberdade para flutuar no setor ofensivo. 
 
Acontece que, no primeiro tempo, o Ceará limitou-se a se defender. 

Do lado Alvinegro, a proposta era clara: defender-se para apostar nos contra-ataques. Foi basicamente isso que o time fez nos primeiros 45 minutos. 

Mesmo estando organizado defensivamente, sem deixar o time gaúcho criar muitas oportunidades de ameaça real ao gol de Everson, o Ceará foi infrutífero no ataque. Além disso, tinha dificuldades em encaixar as transições ofensivas.
Wescley era o único que tentava verticalizar as jogadas com velocidade, mas geralmente se via isolado junto com Elton. Faltava maior apoio dos companheiros no campo ofensivo. Mesmo como visitante, o time gaúcho foi quem propôs o jogo, teve maior posse de bola e criou a melhor chance de marcar logo aos 4 minutos, em que o atacante Everton invadiu a área e mandou na trave.

No 2º tempo, Jorginho tentou corrigir justamente isso. Sacou Felipe Azevedo e colocou Hyuri na tentativa de dar maior agilidade nos contra-ataques. O problema é que quando tentava atacar, o Ceará nunca subia em blocos e os homens de frente se viam sempre isolados entre os defensores azuis.

Se no primeiro tempo foi superior mas não teve efetividade na criação de oportunidades, no segundo tempo o Grêmio voltou decidido a resolver. O Tricolor teve 62% de posse de bola e forçou o goleiro Everson a fazer grandes defesas.

O camisa 1 só não conseguiu evitar a cabeçada de Thonny Anderson, aos 36 minutos do 2º tempo, após grande jogada de Everton. Ele arrancou em velocidade ainda do campo de defesa e cruzou na medida para o companheiro marcar o gol da vitória. Premiou o time que mais buscou os três pontos. Ao apito final, vaias e protesto da torcida do Ceará. 

SÉRIE A

CAMPEONATO BRASILEIRO

Ceará 4-3-3: Everson; Samuel Xavier, Luiz Otávio, Rafael Pereira (Valdo) e Romário; Richardson, Juninho e Ricardinho (Douglas Coutinho); Felipe Azevedo (Hyuri), Wescley e Elton Técnico: Jorginho

Grêmio 4-5-1: Marcelo Grohe; Léo Moura (Lima), Bressan, Kannemann e Bruno Cortêz; Maicon (Thonny Anderson), Jailson, Cícero, Ramiro e Everton; André (Thaciano)

Técnico: Renato Gaúcho Local: Arena Castelão, em Fortaleza - CE Data: 27/5/2018 Árbitro: Wagner Reway (MT) Assistentes: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (BA) e Eduardo Goncalves da Cruz (MS) Público: 14.012 pagantes Renda: R$ 128.138,00