quarta-feira, 18 de abril de 2018

Série B: Fortaleza engata a segunda vitória seguida

Edinho (Fortaleza) O Fortaleza venceu a segunda partida seguida no Campeonato Brasileiro da Série B, ao superar o Boa Esporte/MG, por 2x0, ontem à noite no Estádio Dilzon Melo, em Varginha, na segunda rodada da competição. O adversário ainda perdeu uma penalidade máxima.

O Tricolor agora se prepara para enfrentar o CRB/AL, na próxima terça-feira (24), às 21h30 na Arena Castelão, quando espera o comparecimento em massa de sua torcida. O Boa Esporte amargou a segunda derrota.

Tendo mudado apenas uma peça do primeiro jogo, em que venceu o Guarani/SP na Arena Castelão, para esse jogo, o técnico Rogério Ceni deu uma consistência maior ao time. Vale notar que atletas como Derley, Jean Patrick, Dodô deram uma feição mais competitiva à meia cancha. A partida de ontem também mostrou Edinho em grande fase, com ótima movimentação, e no setor defensivo, a excelente participação do zagueiro Diego Jussani, que ganhou as principais divididas.

Jogo

Muito embora não tenha realizado um primeiro tempo primoroso, o Leão do Pici foi quem tomou a iniciativa para buscar o gol, enquanto o adversário, com atletas de elevada estatura e poder físico, segurou o visitante com uma forte marcação e com faltas ríspidas. Uma delas valeu o primeiro cartão amarelo do jogo, aplicado ao lateral Caíque.
Apesar da forte marcação do Boa, o Tricolor pressionou em alguns momentos, de tal modo que teve quatro escanteios a seu favor, embora sem muitos arremates diretos para o gol.

O time de Rogérioi Ceni bem que poderia ter aberto o placar logo aos 7 minutos. Edinho, que deu muito trabalho à defensiva do time mineiro, escapou pela ponta direita e cruzou rasteiro. O centroavante Gustavo ficou sozinho diante do goleiro e chutou em baixo da bola, que subiu e a chance foi desperdiçada.

O equilíbrio foi se tornando a tônica da partida, de tal modo que o Boa Esporte também teve a sua oportunidade de marcar, aos 10 minutos. O lateral Christiano avançou pela esquerda e mandou uma bomba, que bateu na trave esquerda do goleiro Matheus Inácio e foi para a linha de fundo, para alívio dos leoninos.

Dificuldades

A equipe cearense teve dificuldades para impor o seu ritmo de jogo, mesmo tendo o domínio territorial. Os laterais Tinga e Bruno Melo não apoiaram como se esperava e o meia Dodô foi muito perseguido pelos marcadores, que o pararam com várias faltas. Isso impediu uma maior articulação no primeiro tempo.

Para o segundo tempo, Rogério Ceni retirou Osvaldo, que havia se machucado, para a entrada de Léo Natel. Este não conseguiu repetir as boas atuações, enquanto esteve pela esquerda.

O Fortaleza perdeu a segunda substituição aos 6 minutos, pois o zagueiro Adalberto sentiu uma fisgada na parte posterior da coxa esquerda e foi substituído por Ligger. Ceni ficou apenas com uma peça para substituir.

Liberados

Se estavam mais presos no primeiro tempo, Tinga e Bruno Melo foram liberados para apoiar o ataque no segundo tempo e deu resultado. Aos 9 minutos, Bruno Melo cruzou bola para a área e quando Jean Patrick cabeceou, a bola bateu no braço de Christiano. O árbitro deu pênalti, que Bruno Melo con verteu aos 12, fazendo 1x0 para o Leão. Aos 24, o próprio Bruno Melo cometeu pênalti em William Barbio. Alyson cobrou por cima da trave.

O Leão ganhou novo ânimo e aos 34 minutos, após cruzamento na área, Gustavo ajeitou a bola para Edinho, que encheu o pé, o goleiro Fabrício ainda tocou na bola, mas não evitou que ela entrasse: 2x0. O Fortaleza ainda perdeu outras chances com o centroavante Gustavo, o que poderia ter deixado o placar mais dilatado, porém, a vitória premiou o time mais organizado.