sexta-feira, 30 de março de 2018

Venda de bonecos de 'Judas' se intensifica em ruas da Capital

Judas 2018 A preparação começa três meses antes, quando cabos de madeira, estopa, esponja e roupas usadas – mas em bom estado – se unem para gerar alguns dos personagens mais tradicionais da Semana Santa: os bonecos de Judas. As vendas em ruas e avenidas de Fortaleza foram intensificadas já nesta sexta-feira da Paixão, com preços que variam de R$ 100 a R$ 300.
 
Entre os locais em que personagens como o presidente Michel Temer, o juiz federal Sérgio Moro e o ex-presidente Lula já se enfileiram estão os cruzamentos entre as avenidas Expedicionários e Borges de Melo, no bairro Jardim América, e as vias Murilo Borges e Raul Barbosa, na Aerolândia.
 
“O pessoal pede os personagens e a gente faz. O mais pedido é o Temer, não tem nem perigo de não vender”, garante o auxiliar de pintor José Nilson, que já dedica oito dos 51 anos de vida à fabricação anual dos bonecos – reconhecendo o símbolo para além da brincadeira. “Queimar o Judas simboliza o que Jesus sofreu, pagar pelo que fizeram com Ele. Acho que por isso o pessoal quer tanto político, pelo que fazem com a gente”.
 
Segredo
 
De tão inerente à rotina de todos os anos, a atividade já virou até sobrenome para José do Judas, 40, que “fabrica e repassa para revenda” boa parte dos bonecos expostos nas vias da cidade. “Em um dia, faço uns sete bonecos. Compro as roupas em bazares e no Centro, têm que ser baratas, mas boas”, afirma.
 
A renda extra – que ele prefere não revelar, “segredo de profissão” – é considerável, mas, segundo José, a diversão vale ainda mais no sábado de Aleluia, dia em que os Judas são malhados e queimados. “Todo ano eu tiro um pra mim e queimo perto da minha casa. Junta gente pra acompanhar, é bom demais”.