segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Fortaleza mantém 100% no Estadual em noite de golaço de "Gustagol"


O Fortaleza é a única equipe com 100% de aproveitamento no Campeonato Cearense. Na noite deste domingo (21), na Arena Castelão, o Leão venceu o Maranguape por 2 a 0, gol do lateral-esquerdo Bruno Melo, de pênalti, aos 17 minutos do 1º tempo, e pelo artilheiro da competição, Gustavo Henrique, o "Gustagol", de voleio, aos 44 da etapa complementar. Já o Gavião da Serra segue sem vencer na competição, estaciona na oitava colocação, com apenas um ponto somado. 

Na próxima quinta-feira (25), diante do Iguatu, às 20h, na Arena Castelão, o Tricolor do Pici vai para o seu terceiro compromisso no Estadual.  Já o Maranguape vai ao Romeirão, na quarta-feira (24), às 20h15, enfrentar o Guarani de Juazeiro.

técnico Rogério Ceni efetuou apenas uma alteração da goleada por 4 a 0 sobre o Uniclinic para o duelo de hoje. O volante Igor Henrique foi sacado da equipe para dar lugar ao meia João Henrique

Pelo lado do Gavião da Serra, o atleta Mimi pediu rescisão contratual na última sexta-feira (19) e a reposição é preocupação para o técnico Reginaldo França visando sequência de campeonato.

Início moroso


O duelo se iniciou em ritmo lento, as equipes se estudando. O primeiro lance de maior emoção ocorreu aos 17 minutos, quando o  zagueiro Tourun cometeu penalidade a favor do Leão. Na cobrança, o lateral-esquerdo Bruno Melo arrematou com a categoria evidenciada na reta final da Série C 2017 e abriu o placar para o Tricolor no enfrentamento ante o Gavião da Serra. 
João Henrique recebeu cartão amarelo aos 23 minutos. Seis minutos depois, após passe de Léo Natel para Gustavo, que havia feito quatro gols na estreia, o atacante chegou na dividida com Tourun e rolou para trás.  

Aos 31 minutos, novamente Léo Natel procurava Gustavo, mas o atacante estava em flagrante posição irregular. Na jogada seguinte, Léo Natel, dentro da área, recebeu um chute na barriga, mas o árbitro não marcou a penalidade.

A primeira etapa transcorreu de forma em que o Maranguape não ameaçava os mandantes da partida (não finalizou uma vez sequer), e um Fortaleza controlando as ações mesmo sem ser tão incisivo como na goleada diante do Uniclinic. O atacante Gustavo Henrique, o "Gustagol", passou a ser mais acionado a partir dos 29 minutos da primeira etapa e levava perigo, inclusive tocando na saída do goleiro e a zaga salvando o que seria mais um gol do avante no campeonato.  

Golaço de "Gustagol"

Logo nos primeiros minutos da etapa complementar, o lateral Bruno Melo cruzou e Alipio - completamente sozinho - cabeceou sem sair do chão para ótima intervenção do goleiro Théo. A defesa do Maranguape cochilou, e Alípio quase ampliou para o Leão. 

Aos 12, Matheus Cearense, que havia acabado de entrar na partida, acionou Gugu em profundidade, o goleiro Marcelo Boeck fechou o ângulo e impediu o tento do Gavião. Aos 13, Maranguape ia chegando. O Fortaleza apresentava dificuldade em retornar rapidamente para defesa ao perder a posse.

Rogério Ceni resolveu mandar a campo o meia-atacante Edinho, que fez sua estreia, aos 16 minutos, e entrou no lugar de Léo Natel. Aos 24 minutos, Igor Henrique entrou justamente no lugar de João Henrique, de quem havia ganho a posição na onzena titular. 

Aos 17 minutos, o volante Anderson Uchôa levou amarelo ao matar contra-ataque puxado por Gugu. Aos 20, Gustavo, aberto pela esquerda, mandou para o meio da área procurando por Edinho, que penetrava livre de marcação e só não fez o gol por ter chegado atrasado em bola que foi na frente. 

Bruno Melo, em partida muito boa, cobrou falta frontal por cima da meta de Theo. Aos 25, após cobrança de falta da direita, Marcelo Boeck saiu mal, a bola ficou pererecando na área e a defesa afastou o que seria o tento de empate do Gavião da Serra. 

Aos 28 minutos, Bruno Melo quase fez uma pintura na Arena Castelão. O lateral enfileirou três marcadores e só foi impedido pelo arqueiro Théo. 

Edinho, que entrou sendo bastante acionado pela direita, rolou para Alípio, novamente livre, finalizar muito mal e desperdiçar ótima oportunidade para o Fortaleza. Na jogada seguinte, Alípio prendeu muito a bola e perdeu outra chance. No minuto seguinte, o jogador ex-Vila Nova foi substituído e saiu vaiado pela torcida. Leonan entreou em seu lugar

E foi aí que veio o grande momento da jornada no Castelão. Tinga arrastou a marcação em profundidade até a linha de fundo, e encontrou Gustavo Henrique, que fez um golaço de voleio. Quinto gol dele no campeonato e um Fortaleza com seis gols marcados e nenhum sofrido até o momento no Estadual.