segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Ceará registra segunda chacina em 48 horas, com 10 mortos na cadeia de Itapajé Vítimas seriam integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC)


Cadeia Pública de Itapajé
Dez detentos da Cadeia Pública da cidade de Itapajé (a 125Km de Fortaleza) foram mortos, na manhã desta segunda-feira (29), na segunda chacina no Ceará em pouco mais de 48 horas. O número ainda não é oficial, já que a Secretaria Estadual da Justiça e da Cidadania (Sejus), responsável pela administração do Sistema Penitenciário do Ceará, ainda não se pronunciou acerca do caso.
 
A chacina teria ocorrido, supostamente, durante uma briga entre integrantes de facções rivais que cumprem pena naquela unidade do Sistema Penitenciário. O clima ainda é tenso no local, mas a Polícia Militar já conteve a situação e não foram registradas fugas. Os mortos seriam integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC).

A chacina ocorreu por volta de 7h30 antes mesmo do horário do banho de sol. A cadeia está superlotada com cerca de 70 presos, quando sua capacidade é para abrigar no máximo 40 homens.

Conforme informações colhidas no local, foram ouvidos estampidos, indicando que armas de fogo foram utilizadas para os assassinatos. A Polícia Militar invadiu o presídio após a chegada de reforços de cidades vizinhas e assegura que a situação já está controlada.

Vários presos ficaram feridos durante o incidente e os que apresentavam estado mais grave foram transferidos de ambulância para Fortaleza.

Imagens postadas nas redes sociais mostram os corpos espalhados pelas celas e corredores da Cadeia Pública de Itapajé. Além daqueles atingidos por tiros, há presos também feridos com facas e cossocos.

Uma equipe da Perícia Forense de Sobral foi deslocada para aquela cidade com o intuito de realizar perícias em local de crime.

Fuga em Senador

Ao menos 10 presos conseguiram fugir, na madrugada desta segunda-feira (29), da Cadeia Pública da cidade de Senador Pompeu (a 273Km de Fortaleza). Os detentos teriam feito um buraco na parede da cela e escapado. Até o momento, nenhum dos foragidos foi recapturado.

Policiais civis e militares estão em diligências na tentativa de localizar os foragidos.