Uma
das principais queixas dos consumidores brasileiros em relação à Black
Friday é a “falsa promoção”, atitude comum durante o evento que tenta
enganar o consumidor aumentando o preço de um produto para oferecê-lo,
dias depois, em uma “promoção” que faz, na verdade, com que o item volte
ao preço original. Um levantamento realizado pelo site comparador de
preços Zoom mostra que 14% dos produtos pesquisados por consumidores
recentemente tiveram aumentos de preços desde o início de novembro.
Confira os produtos que registraram as maiores elevações:
- Depilador elétrico – aumento de valor de 20%
- Nintendo Switch – aumento de 9% no valor
- Babá eletrônica – aumento de 4% no valor
- Grill e sanduicheira – aumento de 3,5% no valor
- Jogos para PSP, nobreak, mochilas e processador de alimentos – aumento de 2%
- Chuveiros, mouses, telefones – aumento de 1%
O
especialista de produtos do site, Thiago Rocha, aconselha o consumidor
que pretende fazer compras no evento a acompanhar antes o valor cobrado,
para garantir a aquisição de itens com descontos reais. “Como não são
todos os itens que entram em promoção, e sim aqueles que o varejo
pretende liquidar os estoques, é importante ficar de olho antes do
evento”, explica.
Falsas promoções
Como
relata o jornal O Globo, o Procon-SP e o Procon-RJ estão monitorando os
preços de itens em sites e lojas físicas, com o objetivo de ajudar o
consumidor a identificar esse tipo de prática e evitar pagar mais por um
produto.
A unidade de São Paulo terá um plantão de monitoramento e
orientação no fim do dia 23 e início do dia 24, quando começam as
promoções.