quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Confira os produtos com maior mudança de preço antes da Black Friday

Pixabay
Uma das principais queixas dos consumidores brasileiros em relação à Black Friday é a “falsa promoção”, atitude comum durante o evento que tenta enganar o consumidor aumentando o preço de um produto para oferecê-lo, dias depois, em uma “promoção” que faz, na verdade, com que o item volte ao preço original. Um levantamento realizado pelo site comparador de preços Zoom mostra que 14% dos produtos pesquisados por consumidores recentemente tiveram aumentos de preços desde o início de novembro. Confira os produtos que registraram as maiores elevações:
  1. Depilador elétrico – aumento de valor de 20%
  2. Nintendo Switch – aumento de 9% no valor
  3. Babá eletrônica – aumento de 4% no valor
  4. Grill e sanduicheira – aumento de 3,5% no valor
  5. Jogos para PSP, nobreak, mochilas e processador de alimentos – aumento de 2%
  6. Chuveiros, mouses, telefones – aumento de 1%
O especialista de produtos do site, Thiago Rocha, aconselha o consumidor que pretende fazer compras no evento a acompanhar antes o valor cobrado, para garantir a aquisição de itens com descontos reais. “Como não são todos os itens que entram em promoção, e sim aqueles que o varejo pretende liquidar os estoques, é importante ficar de olho antes do evento”, explica.

Falsas promoções

Como relata o jornal O Globo, o Procon-SP e o Procon-RJ estão monitorando os preços de itens em sites e lojas físicas, com o objetivo de ajudar o consumidor a identificar esse tipo de prática e evitar pagar mais por um produto. 

A unidade de São Paulo terá um plantão de monitoramento e orientação no fim do dia 23 e início do dia 24, quando começam as promoções.