sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Câmara torna públicos telefones de Temer e ministros

AP Photo/Leo Correa
O telefone celular de uso pessoal do presidente Michel Temer, de um ministro do Supremo Tribunal Federal e de nove ministros do governo foram publicados no site da Câmara dos Deputados. O caso foi revelado pelo jornal O Globo.

Os números estão disponíveis no site da Câmara desde o fim da semana passada, para consulta de qualquer cidadão.

Os números foram obtidos a partir de dados extraídos de um aparelho do ex-ministro Geddel Vieira Lima, apreendido pela Polícia Federal. Havia contatos de ministros, um governador, senadores, deputados, um ministro do Tribunal de Contas da União, além de três investigados que protagonizaram momentos importantes da Lava-Jato.

Tudo foi publicado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), dentro do material relacionado à segunda denúncia da Procuradoria Geral da República (PGR) contra o presidente. O compartilhamento das investigações associadas à denúncia foi autorizado pelo STF.

Estão na lista de contatos os telefones celulares do ministro do STF Alexandre de Moraes; dos ministros do governo Antonio Imbassahy (Secretaria de Governo da Presidência), Bruno Araújo (Cidades), Eliseu Padilha (Casa Civil), Gilberto Kassab (Ciência), Henrique Meirelles (Fazenda), Marx Beltrão (Turismo), Mendonça Filho (Educação), Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência) e Ricardo Barros (Saúde); do governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB); dos senadores Aécio Neves (PSDB-MG), Ciro Nogueira (PP-PI), Fernando Bezerra Coelho (PMDB-PE), Gleisi Hoffmann (PT-PR) e Romero Jucá (PMDB-RR); do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e de outros sete deputados, como Beto Mansur (PRB-SP), um dos principais aliados de Temer; do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM); e do ministro do TCU Bruno Dantas.

Outro contato da agenda de Geddel é Leo Pinheiro, dono da construtora OAS, com que travou uma intensa troca de mensagens quando era vice-presidente da Caixa Econômica Federal. O ex-ministro também tinha anotado o celular de Joesley Batista, um dos donos do grupo J&F, proprietário do frigorífico JBS que gravou o presidente.

Marcelo Odebrecht, um dos donos da Odebrecht, também estava na agenda, assim como os ex-presidentes da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).

Na tarde de segunda-feira, a reportagem do GLOBO ligou no número de Temer e falou com o presidente.

“Eu estou falando com o presidente, não estou?” questionou o repórter “Está, perfeitamente”, respondeu Temer.