sábado, 16 de setembro de 2017

Diretor de Bingo vibra com indicação para representar país no Oscar

Vladimir Brichta interpreta o palhaço Bingo
Vladimir Brichta interpreta o palhaço Bingo Divulgação
 
O cinema nacional já tem o escolhido para disputar uma vaga e concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro: Bingo – O Rei das Manhãs. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (15) e a indicação foi muito comemorada pelo diretor do longa, Daniel Rezende.

— Eu estava em uma reunião de um outro projeto — vou fazer o filme da Turma da Mônica —, quando recebi a notícia. Eu não fiquei pensando muito nisso essa semana, ficava mudando de assunto pra não pensar e lidar com essa ansiedade. O que me deixou mais feliz é que foi um ano de uma safra de filmes brasileiros muito bons, não à toa foram 26 filmes concorrentes, muito mais do que o ano passado. E são filmes de colegas e pessoas que respeito muito. Esse ano estava realmente difícil.

Daniel acredita que o diferencial que atraiu o público e também agradou a comissão julgadora tenha sido a qualidade das cenas.

— A gente fez um filme que olha pra cultura brasileira, pra cultura pop e nosso cinema não faz muito isso. É um filme pop mas bem acabado, bonito. Ter esse reconhecimento pela comissão me deixa feliz, porque parece que a gente acertou nessa escolha de primar pela qualidade.

Esta não é a primeira vez que o diretor entra na briga por uma estatueta do Oscar. Em 2004, ele foi indicado pela montagem de Cidade de Deus. O sentimento ainda é o mesmo.

— É mais do que felicidade, é um pouco de medo e muita responsabilidade de representar o país.  Eu nunca fui um cara de fazer lobby, sempre deixei meu trabalho como montador e diretor levar o filme a conquistar o que for. Acho que pelo trabalho que a gente fez, pela dedicação e amor que a gente colocou no filme, o trabalho da grande campanha que agora precisa ser feito, fico muito feliz.
Publicidade
 
Fechar anúncio
 
Protagonista do longa, o ator Vladimit Brichta destacou que "havia uma expectativa de ver o filme selecionado" e se disse "muito feliz com a notícia".

— Acho que o filme merece esse reconhecimento sim, mas preciso ressaltar que a lista de possibilidades desse ano tinha excelentes filmes que, certamente, representariam muito bem [o Brasil] também. O que inclusive mostra que se não é um ano bom de público para o cinema nacional, é um ano muito valioso em termos de produção.

A atriz Emanuelle Araújo, que representa a cantora Gretchen, a rainha do bumbum, também celebrou a indicação.

— Eu fico muito feliz. Eu sou muito feliz com esse trabalho, tenho muito orgulho dos meus colegas e acho o Daniel Rezende um cineasta extraordinário e é muito merecido que esse filme que ele fez esteja representando o Brasil no Oscar.

Com inspiração na história de Arlindo Barreto, ex-intérprete do palhaço Bozo, Bingo – O Rei das Manhãs concorreu com A Família Dionti, de Alan Minas; A Glória e a Graça, de Flávio Ramos Tambellini; Café – Um Dedo de Prosa, de Maurício Squarisi; Cidades Fantasmas, de Tyrell Spencer; Como Nossos Pais, de Laís Bodanzky; Corpo Elétrico, de Marcelo Caetano; Divinas Divas, de Leandra Leal; Elis, de Hugo Prata, Era O Hotel Cambridge, de Eliane Caffé; Fala Comigo, de Felipe Sholl; Gabriel e a Montanha, de Fellipe Barbosa; História Antes da História, de Wilson Lazaretti; Joaquim, de Marcelo Gomes; João, o Maestro, de Mauro Lima; La Vingança, de Fernando Fraiha e Jiddu Pinheiro; Malasartes e o Duelo com a Morte, de Paulo Morelli; O Filme da Minha Vida, de Selton Mello; Polícia Federal – A Lei é Para Todos, de Marcelo Antunez; Por Trás do Céu, de Caio Sóh; Quem é Primavera das Neves, de Ana Luiza Azevedo; Real – O Plano por Trás da História, de Rodrigo Bittencourt e Vazante, de Daniela Thomas.