quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Aprovação reduz após videomonitoramento


Na última segunda-feira, dia 28 de agosto, completou um mês que o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) iniciou, em Fortaleza, o teste de direção por videomonitoramento e telemetria nos veículos. O número de aprovados na categoria B, na qual constam os carros equipados com câmeras, o percentual de aprovação era de 84% e caiu para 61%.

No ano passado, de 7.480 alunos que fizeram o teste, 6.283 foram aprovados e apenas 1.197 não passaram no exame. Com o novo sistema, no entanto, o número caiu para 61%, durante igual mês. De 4.440 alunos, 2.708 obtiveram aprovação, enquanto 1.692 reprovaram.

Os números mostram, ainda, a diferença na quantidade de testes realizados desde que o sistema foi incorporado. De acordo com o superintendente adjunto do Detran, Pablo Ximenes, a redução se deve à novidade, que causa tensão. "Os exames agora são monitorados e as falhas são registradas em vídeo e áudio, eliminando dúvidas e deixando um registro de como foi realizado o processo, em todo o seu percurso. É uma mudança de paradigma que impõe um maior respeito à prova prática de direção. Dessa forma, é comum que candidatos fiquem mais nervosos pela presença das câmeras no interior do veículo. Mas o exame prático é realizado da forma como sempre foi feito, o candidato que teve a formação adequada na autoescola e que mantém sua autoconfiança em todo o processo certamente obterá aprovação", afirma.

A emissão de Carteiras Nacional de Habilitação (CNH) também diminuiu. Em julho deste ano, antes do sistema ser implantado, mais de 8 mil documentos foram emitidos. Já em agosto deste ano, após a inclusão do sistema, a taxa caiu para 6.539 carteiras. Assim como a emissão, a busca pela prova prática mostrou redução - uma diferença de quase 3 mil pessoas durante esse primeiro mês. Contudo, ainda segundo o superintendente do Departamento, não houve queda na procura, e sim a falta de vagas durante a implantação do sistema, para que fossem realizados ajustes na fase piloto. Atualmente, o número de vagas em Fortaleza já foi regularizado.

Treinamento

Durante seminário realizado pelo Detran no último fim de semana, 150 instrutores profissionais do Centro de Formação de Condutores conheceram o novo exame de direção e foram orientados quanto aos processos de habilitação, ética profissional, novo sistema do exame prático e ética e relações com o Estado. Além da apresentação, os instrutores tiveram a oportunidade de guiar os veículos com os equipamentos do novo sistema de telemetria e videomonitoramento.

No próximo sábado (1º), outros 150 examinadores terão o mesmo treinamento, desta vez nas regiões próximas à Fortaleza, como Sobral e Juazeiro do Norte. A Gerente do Núcleo de Gestão de CNH, Luziânia Lima, explicou que a mudança da cultura da formação de novos condutores chegou para qualificar o processo. De acordo com Luziânia, é uma exigência da sociedade, que não pode mais conviver com índices alarmantes de acidentes e mortes no trânsito.  (Colaborou Ana Cajado)