quinta-feira, 18 de maio de 2017

Mantega era contato da JBS com BNDES e distribuía dinheiro ao PT, diz Joesley Batista

O dono da JBS Joesley Batista disse, em delação premiada, que o principal contato da companhia com o Partido dos Trabalhadores era o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega. A informação é do Jornal Extra. Segundo a reportagem, a JBS mantinha uma espécie de conta para o PT.

Batista afirmou ainda que Mantega era quem cuidava das tratativas da JBS junto ao BNDES. Portanto, o ex-ministro quem conseguia a liberação de verba e aportes para a companhia.

Os irmãos donos da JBS, Joesley e Wesley, afirmam no entato que Mantega não pegava dinheiro para ele. Toda a verba era destinada ao partido. O ex-presidente do BNDES Luciano Coutinho era mais recluso e não se reunia muito com os empresários, segundo a delação. Mesmo assim, houve vezes em que eles estiveram junto com Coutinho sob a mediação de Mantega.

Palocci e Lula

Joesley relatou que não tinha intimidade com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas que chegou a se reunir com ele para dizer que se preocupava com o tamanho das doações, legais e ilegais. Ele explicou que as altas cifras poderiam chamar a atenção, mas Lula não “esticou a conversa”.

Já sobre o ex-ministro de Lula Antonio Palocci, o empresário contou que o contratou como consultor quando a JBS ainda estava no começo. Ele servia como “professor de política” e não chegou a atuar como mediador entre a companhia e o BNDES.