segunda-feira, 29 de maio de 2017

Arlindo Cruz deixa o CTI e é transferido para unidade semi-intensiva

  O sambista Arlindo Cruz (Foto: Divulgação)
Internado desde o dia 17 de março, o cantor Arlindo Cruz deixou o CTI e passou para a Unidade Semi-intensiva da Casa de Saúde São José, no Humaitá, Zona Sul do Rio de Janeiro, na noite deste domingo (28). De acordo com o hospital, seu estado de saúde é considerado estável e ele continua em processo de recuperação neurológica. 

De acordo com a equipe médica, o paciente respira sozinho e responde a alguns estímulos com a abertura dos olhos e pequenos movimentos com os braços. Segundo os médicos, ainda não há previsão de alta. 

Na semana passada, Arlindinho, filho do sambista, já comemorava a melhora do pai. Na tarde de segunda (22), Arlindo sentou pela primeira vez desde sua internação na Casa de Saúde São José, que aconteceu no dia 17 de março, após sofrer um AVC hemorrágico. 

"Ele ficou sentado pela primeira vez. Em breve, deve sair do CTI. Estamos no aguardo para liberarem ele para a semi-intensiva", contou Arlindinho. 

O músico ainda disse ao G1 que o pai tem respondido muito bem aos estímulos. "A gente pede pra ele piscar, ele pisca. Eu digo: 'pai, aperta a minha mão', e ele aperta. Agora, está mexendo o pé. Ele também tem sentido dor do lado do corpo que ele estava sem movimento, está começando a ter sensibilidade. Ou seja, com tempo, com fisioterapia, ele vai conseguir voltar, se Deus quiser."

Dois meses de internação

Arlindo Cruz sofreu um AVC hemorrágico no dia 17 de março. O compositor sentiu-se mal em casa, no Rio de Janeiro, quando se preparava para embarcar para São Paulo, onde faria um show do projeto "2 Arlindos". A assessoria de imprensa do cantor divulgou que exames na CER Barra da Tijuca, para onde o artista foi socorrido, comprovaram que ele sofreu AVC (Aneurisma Vascular Cerebral) hemorrágico. 

O cantor foi socorrido na CER Barra da Tijuca às 17h20. Ele chegou inconsciente ao local e, em seguida, foi levado à Sala Vermelha, de cuidados intensivos. Estabilizado pela equipe médica, recebeu medicamentos para controle de pressão arterial, suporte para respiração mecânica e foi encaminhado para a realização de tomografia. 

Após estabilização do quadro, o cantor foi transferido para a Casa de Saúde São José, no bairro do Humaitá, onde foi levado ao centro cirúrgico para instalação do cateter. Ainda segundo sua assessoria, todos os procedimentos médicos planejados foram realizados com sucesso.