Criada em 2007, em parceria com a WWF, para conscientizar sobre as
consequências do aquecimento global, a será realizada neste sábado, 25
de março, quando indivíduos, empresas, governos e comunidades serão
convidados a desligarem as suas luzes durante uma hora (das 20h30 às
21h30), para mostrarem o seu apoio à ação ambientalmente sustentável.
Como uma das primeiras campanhas acerca das alterações climáticas, a
Hora do Planeta tem crescido a partir de um evento simbólico em uma
única cidade para o maior movimento do mundo em defesa do ambiente.
A Hora do Planeta em 2016 chegou a 178 países e territórios, a mais de 9.000 cidades e vilas.
Em 2017, a Hora do Planeta pretende aproveitar o poder dos seus milhões
de adeptos em todo o mundo para mudar o rumo das alterações climáticas.
Aqui no Brasil, algumas empresas já confirmaram participação no evento
global. A Arcos Dorados, maior franquia McDonald’s do mundo, apagará os
luminosos externos dos seus mais de dois mil restaurantes. "Sabemos do
nosso importante papel como agente transformador, por isso, além de
implementarmos iniciativas sustentáveis, também nos engajamos com ações
que conscientizem a sociedade para a importância desse tema, dentre elas
está a Hora do Planeta, da WWF”, explica Leonardo Lima, diretor de
sustentabilidade da Arcos Dorados.
O Sheraton Grand Rio Hotel & Resort também apagará suas luzes por
60 minutos, a partir das 20h30. Mas o resort não ficará no escuro, 300
velas serão acessas para que hóspedes e clientes dos restaurantes possam
aproveitar a maior área de lazer do Rio de Janeiro. Além destas ações, o
hotel ainda espalhará mensagens em apoio à causa ambiental com papel
reciclado e aviso de voz nos telefones dos quartos.
Iniciativa semelhante terão os shoppings administrados pela Sonae
Sierra Brasil, cujos empreendimentos reduzirão parcialmente suas luzes
para lembrar seus visitantes sobre a importância da participação de
todos no combate ao aquecimento global.
Centenas de lojas do Grupo Carrefour terão as suas fachadas apagadas
por todo o Brasil. Dentro das unidades, a rede promove ações para
incentivar seus milhares de clientes a aderir à causa, abordando o dever
de cada um com o planeta.