O
novo caixa eletrônico desenvolvido pela empresa NCR promete
revolucionar o próprio conceito de agências bancárias. Isto porque muito
mais do que sacar dinheiro, a moderna máquina permite que o cliente
faça tudo o que hoje ainda só pode ser feito frente a frente com um
bancário humano.
A
nova geração das máquinas de autoatendimento permite que o cliente
converse por videoconferência com seu gerente. Tudo por meio de uma tela
de 19 polegadas sensível ao toque.
Com
isso, será possível solicitar empréstimos e outras operações sem
precisar falar pessoalmente com nenhum funcionário – e o melhor: sem ter
de enfrentar uma penosa fila.
Ao
adotarem tais máquinas, as agências bancárias poderiam se tornar mais
dinâmicas e, ao mesmo tempo, atenderem de modo pleno à sua clientela
mesmo em horários alternativos – noturnos, por exemplo.
A
NCR informa que “diversos dos maiores bancos do mundo já assinaram
contratos para usar o equipamento”. Entretanto, a empresa não divulga
uma data para a estreia operacional do aparelho.
A
nova gama de caixas eletrônicos, batizada de SelfServ 80 Series,
garantirá, segundo a fabricante, que “as instituições financeiras
aumentem suas receitas, reduzam custos, gerenciem riscos e aprimorem a
experiência do cliente”.
O
mercado de tecnologia avalia que a novidade é o primeiro grande avanço
no sistema bancário automatizado desde que as primeiras máquinas de
autoatendimento foram lançadas, há cinco décadas.
De
lá para cá, pouca coisa mudou quanto aos serviços possíveis, embora
tenham surgido avanços como telas sensíveis ao toque e novos sistemas de
segurança, mais eficazes.
O
novo produto da NCR também representa evoluções tecnológicas em termos
de segurança, “uma grande preocupação para cada cliente bancário”,
conforme frisa a NCR.
A empresa
Fundada
em 1884 como uma fábrica de caixas registradoras, a NCR é a líder
mundial em máquinas de autoatendimento bancário atualmente. Dos 3,1
milhões de caixas eletrônicos em funcionamento no planeta, mais de 830
mil são da marca.