quarta-feira, 22 de março de 2017

Arlindo Cruz já respira de modo espontâneo, diz boletim médico

Arlindo Cruz (no meio) ao lado da mulher Babi (à esquerda) e os filhos Arlindinho e Flora
Arlindo Cruz (no meio) ao lado da mulher Babi (à esquerda) e os filhos Arlindinho e Flora Foto: Instagram / Reprodução


O cantor Arlindo Cruz, que está internado em estado grave desde a última sexta-feira quando sofreu um AVC, já respira de modo espontâneo, após ter passado por uma traqueostomia, segundo o boletim médico divulgado nesta quarta-feira. O artista segue sendo acompanhado por especialistas em um Centro Terapia Intensiva (CTI) da Casa de Saúde São José, no Humaitá, na Zona Sul, do Rio.

"O cantor Arlindo Cruz segue internado no CTI da Casa de Saúde São José, no Humaitá, Zona Sul do Rio de Janeiro. Ontem (21/03), a equipe médica fez uma traqueostomia no pacientee o procedimento foi realizado sem intercorrências. A sedação vem sendo reduzida e o cantor já está respirando de modo espontâneo, além de abrir os olhos aos estímulos cerebrais. Houve progressos nos últimos dias, mas o quadro de saúde ainda é considerado grave e não há previsão de alta", diz o boletim médico, na íntegra.
Arlindo Cruz é um dos principais cantores e compositores do Brasil
Arlindo Cruz é um dos principais cantores e compositores do Brasil Foto: Marcos Hermes / Marcos Hermes
Médicos tentam tirar sedação

Segundo Arlindinho Cruz, filho do cantor, os médicos tentaram retirar toda a sedação do paciente, mas sem sucesso.

— Quando "soltaram" a sedação toda, ele mexeu a boca (para tentar falar), mas a pressão subiu. Então, ele foi sedado novamente — explicou o músico.
Segundo o filho, quando os parentes ou amigos falam, Arlindo já responde, abrindo os olhos. 

O cantor passou mal em sua casa e foi resgatado pela ambulância dos bombeiros. Por meio de um exame de tomografia computadorizada cerebral, a equipe médica diagnosticou um AVC hemorrágico. Após o quadro ter sido estabilizado, o cantor foi transferido para a Casa de Saúde São José, no bairro do Humaitá. 

Lá, ele foi levado ao centro cirúrgico, onde foi instalado um cateter cerebral para monitorar sua pressão intracraniana. O procedimento foi realizado à noite da mesma sexta-feira, com sucesso.