terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Um enorme poço de carbono fundido que “pode causar desastres climáticos” é encontrado abaixo da América


Um grande poço de carbono fundido, que pode causar um aquecimento catastrófico e já liberou material equivalente a trilhões de barris de petróleo, foi encontrada debaixo da América.

Mas não entre em pânico: os depósitos mais profundos de minerais de carbono encontram-se a 359 quilômetros abaixo da superfície da Terra.

Como já faz um bilhão de anos que o local está liberando carbono, os cientistas acreditam que não haja ameaças imediatas.

A camada de carbono tem um 1.800.000 quilômetros quadrados e encontra-se abaixo das Montanhas Rochosas, do parque Yellowstone, em regiões topograficamente mais baixas, como a planície Snake River e também no planalto de Colúmbia, dizem os cientistas.

A detecção dessa camada foi feita, através de um equipamento sísmico, por pesquisadores da Royal Holloway University, e pode mudar nossa compreensão sobre a quantidade de carbono existente na Terra.

A liberação de apenas 1% do carbono desse reservatório seria equivalente a queimar 2.3 trilhões de barris de petróleo, relata o Mail Online.

O Dr. Sash Hier-Majumder, da University of London, disse: “O tempo de residência do carbono no local é relativamente grande (quase 1 bilhão de anos), então essa reserva não é uma ameaça iminente”.

“Mas devemos observar que o carbono pode afundar no manto terrestre através de uma placa de subdução oceânica e fazer seu caminho até a superfície por atividade vulcânica”.
“O vulcanismo de arco retorna entre 30 a 40% do carbono total para a atmosfera”.