quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Questionada por dona da marca, Globo exclui sátira de “Peppa Pig” do “Tá no Ar”

Uma sátira do desenho infantil “Peppa Pig”, exibida pelo “Tá no Ar” na edição de 31 de janeiro, foi excluída do programa. O esquete não aparece mais na versão do humorístico à disposição dos assinantes da GloboPlay nem no site da atração.

Na versão criada pela equipe de Marcius Melhem e Marcelo Adnet, a porca Treta vive com sua família em uma comunidade pobre em São Paulo, alvo de violência tanto de criminosos quanto de policiais.

A Globo foi questionada pelos donos da marca do desenho infantil, a Entertainment One, do Reino Unido. A empresa exigiu a retirada do vídeo. É a primeira vez, em quatro temporadas do “Tá no Ar”, que um quadro do programa é excluído por pressão externa. O humorístico da Globo já brincou, em edições anteriores, com outros desenhos infantis, como “Galinha Pintadinha” e “Bob Esponja”.
tanoartretapig4Consultado pelo blog, o humorista Marcius Melhem lamentou a postura da empresa britânica: “Continuamos na briga e alinhados com a Globo pra manter nosso humor com os pilares que construímos. E a paródia é um dos pilares fundamentais. Infelizmente existem pessoas ou empresas que se voltam contra o humor e a liberdade de expressão.”

Além de confirmar o recebimento de uma notificação da Entertainment One, a Globo também lamentou: “Ressaltamos que o ‘Tá no Ar’ é um programa de humor, sendo da sua essência a realização de brincadeiras de toda natureza com o único objetivo de entreter o público”.

O desenho original, “Peppa Pig”, é uma criação de Neville Astley e Mark Baker, destinada a crianças da pré-escola. Foi ao ar pela primeira vez em 2004, na Inglaterra, e os seus 218 episódios são exibidos em mais de uma centena de países. No Brasil, a série é vista no canal Discovery Kids.