terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Chacina deixa pelo menos 5 mortos e 3 feridos na Granja Lisboa, em Fortaleza

Pelo menos 5 pessoas foram assassinadas durante tiroteio na rua José Martins, em um dos apartamentos do conjunto habitacional Leonel Brizola, localizado no bairro Granja Lisboa, em Fortaleza, na madrugada desta terça-feira (21). De acordo com informações do novo comandante do 17º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Jean Falcão, a suposta causa da chacina seria a disputa pelo tráfico de drogas na região.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) afirmou que dois dos mortos não residiam no endereço. Eles faziam parte do grupo de suspeitos que foi até o local para executar as pessoas que ali estavam. Na ocasião, houve troca de tiros.

Na entrada do conjunto habitacional, foi localizado e apreendido um carro Ford Ecosport, de cor preta e placas HXH-8566, roubado no último domingo (19). A SSPDS acredita que existe a suspeita de o veículo ter sido utilizado pelos criminosos. Eles teriam chegado no carro e fugido a pé. No local da ocorrência, os agentes de segurança recolheram cápsulas de calibre 380 e ponto 40.

Buscas

Durante as diligências, a polícia recebeu denúncias anônimas sobre a possível localização dos autores das mortes, que estariam escondidos em casas situadas na Rua Edson Martins, que fica próximo ao local do crime. Uma pistola calibre 380, sem munições, foi encontrada no telhado de um dos imóveis da rua.

A arma foi apreendida e deverá passar por perícia, a fim de verificar se foi utilizada no crime. Além disso, quatro homens que estavam neste imóvel foram ouvidos no 12º Distrito Policial e encaminhados para fazer exames residuográficos no intuito de verificar se fizeram algum uso de arma de fogo.

Vítimas

As vítimas foram identificadas como Jefferson Nazario Gomes Oliveira de Carvalho (23), que respondia a dez procedimentos policiais por crimes como receptação, roubo, roubo de carga, porte ilegal de arma de fogo e crime de trânsito; Alan Lima dos Santos (20), que estava com um mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas; Francisco Max da Silva Ângelo (19); Valdirene do Nascimento Ribeiro (21); e Leonardo de Sousa Lopes dos Santos (17) – estes três últimos não possuíam antecedentes criminais.
De acordo com a SSPDS, quatro vítimas morreram no apartamento e outras quatro foram socorridas para receberem atendimento médico, mas uma delas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.