segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Seca: situação no Nordeste pode se tornar mais grave entre os meses de fevereiro e abril

04052015_criseagua_defesacivilRJ
O Nordeste passa pela pior estiagem dos últimos cem anos. O cenário é um dos grandes problemas enfrentados pelos Municípios da região, que já sofrem com a falta de recursos. E a situação ainda deve se agravar. Documento realizado com base na Previsão Climática Sazonal aponta que a seca deve piorar ainda mais no período de fevereiro a abril. O documento foi elaborado pelo Grupo de Trabalho em Previsão Climática Sazonal (GTPCS), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

As previsões alertam que haverá menos chuvas na região neste ano, causando ainda mais preocupação em relação ao quadro hídrico. De acordo com o documento, os reservatórios do Nordeste não deverão apresentar recuperação significativa durante a estação chuvosa. Isso porque as estimativas apontam que as precipitações ficarão abaixo da média histórica.

Para os pesquisadores responsáveis pelo documento, entre novembro deste ano e janeiro de 2018, há o "acentuado risco" de esgotamento da água armazenada em represas e açudes. Os Estados que devem sofrer os maiores impactos são Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.

Incêndio

A seca também traz outro problema: o aumento potencial de queimadas na região, que podem se alastrar por grandes áreas de floresta. A estiagem na região do extremo norte da Região Norte também gera preocupação, especialmente nas áreas leste e nordeste de Roraima.

Com informações da Agência Brasil