Ontem,
enquanto o veneno escorria no ‘BBB’, na Band a chapa esquentava com a
estreia de ‘Pesadelo da Cozinha’, a versão brasileira de ‘Kitchen
Nightmares’, aqui comandada pelo chef Erick Jacquin. Sim, o programa é
uma franquia (a moda televisiva do século 21), mas tem seu tempero bem
brasileiro.
Na
primeira temporada ele irá visitar 13 estabelecimentos do eixo Rio-São
Paulo nos quais irá identificar os problemas ajuda-los a achar soluções.
E o programa começou com um restaurante localizado no badalado bairro
de Pinheiros, em São Paulo: o Escondidinho da Amada. E, de fato, o
bistrô de comida brasileira era um case de erros gerenciais – a começar
pelo relacionamento do casal proprietário, passando pelo cardápio,
continuando no atendimento e acabando na execução dos pratos.
O
programa de Jacquin segue a receita do reality inglês, com muitas
broncas e puxões de orelha do chef-apresentador nos donos da casa. Mas,
diferentemente de Gordon Ramsay, que às vezes tem uma fúria meio
histérica, a cólera de Jacquin é irônica e não raramente cômica. Em
diversos momentos, ‘Pesadelo da Cozinha’ consegue arrancar gargalhadas
com as descomposturas que o chef francês passa em seus pupilos.
A
edição mantém a esperteza do ‘MasteChef Brasil’, que é uma das
responsáveis pelo sucesso do programa. O único senão é o narrador
escolhido, um pouco formal demais – melhor seria ter a Ana Paula Padrão
no off. Outra coisa que incomoda: o fato de Jacquin entregar um
restaurante reformado aos donos – forno novo na cozinha, salão com novas
toalhas nas mesas, novos uniformes e cardápios – sem que esses tenham
de gastar para tal. Não deixa de ser um contrassenso, já que não raro um
dos problemas do gerenciamento passa pelos custos.
Há
também uma reflexão que nasce ao se analisar o programa. Em sua
essência, ‘Pesadelo da Cozinha’ fala de uma coqueluche dos tempos
atuais: o empreendedorismo. É a tal história de “correr atrás do seu
sonho”, “fazer o que se gosta” e tal. Mas o que o reality revela é o
outro lado dessa ideia tão sacramentada ideia – a de que muitas vezes o
sonho se transforma em pesadelo, como bem lembra o proprietário do
restaurante na estreia.
‘Pesadelo
da Cozinha’ promete barracos homéricos, pratos sendo arremessados e
gente xingando de montão. Ou seja, tem tudo para fazer sucesso com os
fãs de realities. Sua matéria-prima são restaurantes à beira da falência
por uma série de motivos – entre eles, inépcia, desorganização,
conflitos familiares e esculhambações generalizadas. Como estamos no
Brasil, é certo que Jacquin tem material para umas dez temporadas, no
mínimo.